Harmonizações de Páscoa com as cervejas da Mestre-cervejeiro.com

A rede de lojas Mestre-cervejeiro.com convidou a chef Thaiana Wosnial para montar dois menus de harmonização para a Páscoa. Todas as cervejas citadas são produções da rede e podem ser encontradas em qualquer franquia. Confira abaixo o que foi preparado por eles:

MENU 1

Entrada – Queijo brie ao forno com calda de frutas vermelhas

Harmonize com: Mestre-Cervejeiro.com Amarillo Weisse.

Aqui temos um queijo cremoso e repleto de frutas vermelhas. Nada melhor que uma Hopfenweizen (cerveja de trigo lupulada) para combinar, como a Mestre-Cervejeiro.com Amarillo Weisse. Os sabores frutados da cerveja combinam com o sabor do queijo e os cítricos do lúpulo Amarillo com os sabores das frutas vermelhas. Na boca, o presente amargor desta cerveja corta a untuosidade do queijo e seu dulçor faz um encontro perfeito com os sabores do queijo e a acidez das frutas vermelhas.

Como fazer: Brie ao forno com calda de frutas vermelhas

Ingredientes para a calda

2 ½ xícaras (chá) de frutas vermelhas (morango, framboesa e amora –
cerca de 350 g)
1 ½ xícara (chá) de açúcar
Caldo de 2 limões

Modo de preparo

Numa panela média, misture as frutas inteiras com o açúcar e o caldo de limão. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos até formar uma calda grossa – as frutas vão cozinhar no próprio líquido e desmanchar. Transfira a calda para uma tigela e deixe amornar antes de levar para a geladeira. Caso não tenha frutas frescas, utilize frutas congeladas, elas vão direto do congelador para a panela!

Para preparar o queijo, basta pré-aquecer o forno a 180 graus. Coloque o brie em uma assadeira forrada com papel-manteiga e leve ao forno por 5 a 7 minutos, ou até que comece a amolecer, sem derreter. Sirva com a calda de frutas vermelhas acompanhado de pães ou biscoitos salgados.

Prato principal – Hambúrguer de bacalhau com molho de pimentão

Harmonize com: Mestre-Cervejeiro.com Hallertau Mosaic Pilsner.

Que tal inovar nessa Páscoa e fazer um hambúrguer de bacalhau? Além de ser muito criativo, fica delicioso! Ainda mais harmonizando com uma Hop Lager, como a Mestre-Cervejeiro.com Hallertau Mosaic Pilsner. Os aromas herbais desta cerveja combinam com os temperos que vão nesse hambúrguer. O perfil seco da cerveja vai muito bem com o molho de pimentão. E o seu amargor limpa a boca para uma próxima mordida! Hmmm, ficou com água na boca? Faça em casa!

Como fazer: Hambúrguer de bacalhau com molho de pimentão

Ingredientes

3 postas de bacalhau cozido e dessalgado;
3 batatas médias;
2 colheres de sopa de salsinha picada;
Pimenta-do-reino a gosto;
Sal a gosto;
Farinha de rosca
1 ovo

Molho de pimentão
1 pimentão vermelho
1 dente de alho
Maionese

Modo de preparo

Descasque as batatas e corte-as em pedaços pequenos. Coloque-as em uma panela com um pouco de sal e água até cobrir. Quando estiverem macias, escorra e amasse como purê. Retire as espinhas e pele do bacalhau e desfie. Depois coloque em uma tigela e misture a salsinha, o purê de batata, e tempere a gosto com sal e pimenta. Misture muito bem todos os ingredientes e modele em forma de hambúrgueres e passe na farinha de rosca para empanar, em seguida no ovo batido com o garfo e novamente na farinha de rosca. Leve para assar no forno ou para dourar na frigideira com óleo quente.

Molho de pimentão

Queime o pimentão na boca do fogão até ele ficar totalmente queimado. Retire a pele queimada. No processador, coloque 1/4 do pimentão, 3 colheres de sopa de maionese pronta, 1/2 dente de alho e tempere com sal a gosto. Processe até ficar homogêneo. Pronto! O sabor é surpreendente.

Sobremesa – Brownie com cerveja Stout

Harmonize com: Mestre-Cervejeiro.com Tripel Wood-Aged.

Brownie já é delicioso por natureza. Agora, brownie feito com cerveja Stout, fica ainda melhor! E para harmonizar essa gostosura? Nada como a nossa Mestre- Cervejeiro.com Tripel Wood-Aged. Por ter sido maturada em barril de cachaça por mais de 1 ano, os sabores da cerveja, da cachaça e da madeira são incorporados a cada pedaço do Brownie. Seu dulçor combina perfeitamente com o elevado teor alcoólico dessa cerveja.

Como Fazer: Brownie com cerveja Stout

Ingredientes

50 ml de cerveja do estilo Stout de sua preferência
200 g de manteiga sem sal
200 g de chocolate meio amargo
50 g de chocolate em pó 50% cacau
250 g de açúcar cristal
4 ovos
80 g de farinha de trigo

Calda

1 copo (americano) de cerveja do estilo Stout de sua preferência
1/2 copo (americano) de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de chocolate em pó 50% cacau

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180º C. Em uma panela, coloque a cerveja, a manteiga, o chocolate meio amargo e o
chocolate em pó. Leve ao fogo baixo e mexa até os ingredientes derreterem e a mistura ficar homogênea. Em um pote à parte, misture os ovos e o açúcar cristal. Acrescente a mistura da panela ao pote aos poucos, mexendo sempre, até ficar homogêneo. Adicione a farinha de trigo peneirada e misture. Unte uma forma com manteiga e cacau em pó e coloque a massa. Leve ao forno preaquecido por 25 minutos.

Calda

Misture o açúcar com a cerveja até dissolver por completo. Acrescente o chocolate em pó. Leve ao fogo baixo e mexa por aproximadamente 5 minutos para a mistura engrossar um pouco. Coloque a calda sobre os brownies prontos e sirva-se!

MENU 02

Entrada – Ceviche de Tilápia

Harmonize com: Mestre-Cervejeiro.com Hallertau Mosaic Pilsner.

Ceviche está em alta e pode ser feito com vários tipos de frutos do mar: de peixes a mariscos, passando por lula e polvo. Aqui recomendamos um muito simples, que você consegue fazer facilmente em casa, usando somente tilápia. E para harmonizar: a Mestre-Cervejeiro.com Hallertau Mosaic Pilsner. O perfil ácido do ceviche combina maravilhosamente bem com o frescor do lúpulo dessa Hop Lager. Assim como os temperos do prato harmonizam com os aromas herbais da cerveja.

Como fazer: Ceviche de Tilápia

Ingredientes

2 filés de tilápia fresca
1 cebola roxa
Salsinha e cebolinha (coentro também, caso goste!)
1 pimenta dedo de moça
Leite de coco
Curry
Sal
1 Limão
Azeite

Modo de preparo

Corte a cebola roxa e deixe de molho na água gelada. Quando estiver preparando o ceviche, coloque uma pedra de gelo para refrigerar o peixe. Pique a salsinha e cebolinha e 1/2 pimenta dedo de moça. Esprema um limão, tempere com sal, azeite, 1 colher de chá de curry e 100 ml de leite de coco. Vá provando pra acertar os temperos a gosto. Escorra a água da cebola e acrescente a mistura. Sirva imediatamente.

Prato principal – Risoto de Bacalhau com alho poró

Harmonize com: Mestre-Cervejeiro.com Summer Ale.

Risoto é sempre muito bem-vindo. Ainda mais o de Bacalhau para comemorar a Páscoa. E na harmonização precisamos de uma cerveja com mais peso. Para isso, escalamos a nossa Mestre-Cervejeiro.com Summer Ale, uma IPA de entrada, com uma base maltada para trazer equilíbrio. Com isso temos amargor suficiente para combinar com a suntuosidade do prato. Para finalizar, a picância do lúpulo Lemondrop usado na cerveja fica perfeita com o alho poró.

Como fazer: Risoto de Bacalhau com Alho Poró

Ingredientes

1 alho-poró grande e tenro em rodelas finas
1 cebola grande picada
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
500 g de bacalhau dessalgado em lascas
3 tomates maduros sem pele e sementes picados
100 g de azeitonas verdes picadas grosseiramente
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo (sem lavar)
½ xícara (chá) de vinho branco seco
1,5 a 2 litros de caldo de peixe fervente
3 colheres (sopa) de salsinha picada
100 g de queijo parmesão ralado
100 g de manteiga sem sal

Modo de preparo

Refogue o alho-poró e metade da cebola em 3 colheres (sopa) do azeite em fogo médio até murcharem. Junte o bacalhau e frite por 1 minuto. Acrescente o tomate, abaixe o fogo e cozinhe por 10 a 15 minutos, mexendo às vezes, até obter um refogado mais encorpado. Fora do fogo, agregue a azeitona. Ajuste o sal e tempere com pimenta a gosto. Reserve. Em outra panela, refogue a outra metade da cebola no azeite restante até murchar. Acrescente o arroz e frite por 1 minuto. Regue com o vinho e deixe evaporar. Adicione 1 concha do caldo fervente e cozinhe, mexendo sempre, até o líquido secar. Despeje mais 1 concha de caldo e repita o procedimento. Depois de ter acrescentado metade do caldo, junte o refogado de bacalhau e continue o cozimento, incorporando o caldo restante e mexendo bem a cada adição, até o arroz ficar cremoso e al dente (cozido, porém firme e úmido). Finalize acrescentando a manteiga e o queijo ralado e incorpore até ficar homogêneo. Salpique a salsinha e sirva imediatamente.

Sobremesa – Mousse de chocolate

Harmonize com: Mestre-Cervejeiro.com Tripel Wood-Aged.

Uma sobremesa simples, mas que ninguém nega! O famoso mousse de chocolate. Muito fácil também de fazer em casa. Para harmonizar, vamos novamente com a nossa Mestre-Cervejeiro.com Tripel Wood-Aged. Os sabores dessa cerveja ficam perfeitos com chocolate.

Como fazer: Mousse de Chocolate

Ingredientes

200 g de chocolate meio amargo
200 ml de creme de leite
3 ovos
3 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo

Quebre os ovos separando as gemas das claras. Numa batedeira (ou na mão, usando um fuet) bata as claras em neve acrescentando as colheres de açúcar aos poucos, até atingir ponto firme (quando você levanta as claras e mesmo de ponta cabeça elas continuam imóveis, sem escorrer). Reserve. No micro ondas, derreta o chocolate mexendo aos poucos, de 30 em 30 segundos, até que fique completamente derretido. Acrescente o creme de leite e continue mexendo. Espere a mistura esfriar e acrescente as gemas e mexa bem, até ficar homogêneo. Misture às claras em neve fazendo movimentos circulares, com cuidado, de baixo pra cima, até que as duas misturas estejam completamente incorporadas uma à outra. Espere gelar por pelo menos 4 horas. Rende 4 porções bem generosas ou 6 em potinhos menores.

Feliz Páscoa!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*