Lançamentos no Festival Brasileiro da Cerveja: Palenox apresenta novo sistema de aquecimento

Empresa aposta em equipamento sustentável, que promete economizar até 54% de energia em uma brassagem de 500 litros.

A escassez de recursos naturais e o consequente encarecimento das fontes de energia disponíveis foram a força motriz para a Palenox, empresa de equipamentos para fabricação de cerveja de Bento Gonçalves/RS, criar um sistema mais econômico de aquecimento.

O Cozinhador Externo, que será lançado durante o Festival Brasileiro da Cerveja, trabalha sob pressão atmosférica, dispensando mão de obra especialmente capacitada ou licenciamentos complexos, como ocorre com a brassagem com caldeira ou com fogo direto.

Quando a caldeira começa a produzir vapor, o nosso sistema já fez, no mínimo, a mostura, porque a caldeira tem um reservatório de água que precisa ser aquecido para a geração de vapor.  Antes disso, a caldeira não libera válvulas o que, na prática, quer dizer que até então ela está somente gastando energia. Enquanto no nosso sistema, a transferência de calor é imediata, através da circulação de um fluido que troca calor com o mosto em questão de segundos”, explica Fabrício Palagi, diretor de operações da empresa.

Chamada Palenox Facebook

O sistema funciona com gás de petróleo liquefeito (GLP) ou gás natural e trabalha com temperaturas abaixo de 100 °C durante a mostura, preservando as enzimas do malte. Já a fervura é realizada da mesma forma que os cozinhadores externos tradicionais, com circulação forçada do mosto. De acordo com a empresa, a máquina não proporciona zonas mortas, nas quais pode ocorrer acúmulo de gases não queimados. 

view frontal
Concepção frontal do equipamento

A novidade estará exposta no estande da Palenox durante o evento, na Feira Brasileira da Cerveja, que ocupará o Setor 3 do Parque Vila Germânica. O espaço é uma das grandes novidades do Festival este ano e reunirá, exclusivamente, indústrias e profissionais do segmento, possibilitando a exposição de novidades e o networking entre empresários do setor.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*