Mapa cria Câmara Setorial da Cerveja

Texto: Andréia Ramires | Foto: Bruno Dupon

Na última sexta-feira, 4, o Diário Oficial publicou a criação da Câmara Setorial da Cadeira Produtiva da Cerveja no âmbito Conselho Nacional de Política Agrícola (CSC/CNPA). O objetivo é que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) tenha um grupo dedicado à análise e mediação do setor com o Governo Federal.

Assinada pela ministra Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, a criação da Câmara prevê atuação em três áreas. A primeira é a avaliação, elaboração e divulgação de estudos sobre a produção de cerveja no Brasil em todos os âmbitos. O grupo também vai colaborar na identificação das prioridades atendidas pelas políticas públicas que afetam o setor. Por fim, vai assessorar o Mapa nos assuntos relacionados ao segmento.

A Associação Brasileira da Cerveja (Abracerva) comemora o fato, já que o incentivava há dois anos. “O Brasil é o terceiro maior produtor de cervejas do mundo e viu, na última década, o número de fábricas artesanais e independentes quadruplicar. O potencial deste mercado é inquestionável e entendemos que, para crescermos ainda mais e impactarmos a sociedade, precisamos estar próximos do Governo Federal para o estabelecimento de políticas públicas que apoiem a competitividade do setor”, comenta Carlo Lapolli, presidente da Abracerva.

Quem faz parte da Câmara:

Abracerva, Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/MAPA), Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF/MAPA), Cooperativa Agrária Agroindustrial (Agrária), Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolupulo), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Federação Brasileira das Acervas (Acerva Brasil), Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), Associação Brasileira da Indústria do Vidro (Abividro), Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (Cervbrasil), Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Alimentos Bebidas (Abba).

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*