Nasce a primeira cerveja artesanal 100% nacional

Interior do Solar Coruja.

A brassagem será realizada no dia 20, sábado, no Solar Coruja. O espaço é situado no Centro Histórico de Porto Alegre/RS e movimenta a cena cultural e cervejeira da cidade.

No dia 20 de setembro nasce a primeira cerveja 100% nacional. A novidade é feita a partir de insumos produzidos e/ou desenvolvidos no Rio Grande do Sul. O fermento foi descoberto na Serra Gaúcha e possui características bem particulares; o lúpulo, com boa viabilidade, foi plantado no sul do estado; e a cevada, plantada e malteada também em solo sul-rio-grandense. Quanto a escolha do local, segundo o cervejeiro da Anner Cervejas Especiais (RS) Glauco Caon, “é uma homenagem aos amigos da Cerveja Coruja (SC), que sempre incentivaram e abraçaram o movimento cervejeiro”.

Ainda segundo Glauco, este pode ser o primeiro passo para o surgimento de uma cara para a cerveja brasileira, assim como o que aconteceu nos Estados Unidos. A pesquisa de insumos e processos de malteação é o caminho para a cena cervejeira brasileira ter algo novo.  “Em 1924, existiam 21 cervejarias em Porto Alegre (…). Quem sabe a gente dá um passo adiante desta retomada cervejeira, podendo, um dia, chegar ao ponto de termos uma ‘escola brasileira’? Sonhar ao menos é de graça”.

O projeto foi criado em conjunto com Marcelo e a Renata Terres, Eduardo Boger, Pedro Joel Silva Filho, Evandro Janovik, Tiago Ghener, Micael Eckert, Glauco Caon e Sylvio Mármora, todos estarão presentes na brassagem que acontece neste sábado. “Não sabemos o que nascerá dali, se a cerveja vai ser excelente ou não, mas não é isso que importa. Até porque acredito que é difícil saber o que acontecerá quando se dá um primeiro passo…”, afirma Glauco.

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*