Pastry Beer, uma doce surpresa

Para ser definida como uma Pastry Beer, uma das novidades cervejeiras que aportaram no Brasil, a cerveja precisa ter características que reforcem as de alguma sobremesa. São, geralmente, feitas a partir de uma base mais potente e destinadas a públicos mais específicos — apreciadores do dulçor cervejeiro, claro.

Sommelier de cervejas da Trilha Cervejaria (SP), Carol Chieranda começa explicando que Pastry Beers são cervejas pensadas para sobremesa. “Geralmente são mais doces e têm adição de ingredientes de panificação e confeitaria que simulam a sobremesa escolhida. Elas se aproximam do lado gastronômico, que te trazem até memórias afetivas e mostram o quão dinâmico é o mundo cervejeiro.” Ao que Welligton Alves, head brewer e diretor de produção da cervejaria 5Elementos (CE), acrescenta:

“Pode ser pelo próprio estilo, que vem sugerir notas de alguns doces, como pode ser pelo uso de adjuntos diversos que incrementem essa experiência. As Pastry Beers podem ser de qualquer estilo, desde que cumpram a sua função de ‘mimetizar’ uma sobremesa. Na maior parte dos casos, utilizam-se bases mais robustas, como as de Imperial Stouts e Barley Wines”.

Leia a matéria completa na edição 51 da Revista da Cerveja.

Ilustração: Iuri Lang Meira

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*