Plataforma busca aproximar clientes e pequenos produtores

Texto: Andréia Ramires / Foto: Divulgação

Durante a pandemia, alguns projetos foram criados para aproximar produtores e clientes, visto que, por boa parte do tempo, bares e restaurantes precisaram fechar as portas e trabalhar somente via delivery. Um deles, é o Baskets, projeto que funciona como um mercado on-line especializado em produtos artesanais.

À frente do projeto está Kim Machlup, que afirma ter tido a ideia de criar a plataforma após ter dificuldades em encontrar produtos em meio à pandemia. “A compra direta do produtor nem sempre é simples. É um processo de muitas fricções, fretes altíssimos, disponibilidade de pagamento somente via transferência bancária e, como são produzidos em locais diferentes, as datas de entregas também não coincidiam, além da gestão exaustiva de compra em diversos canais.”

Entre a idealização do projeto e o início efetivo da Baskets, o tempo de planejamento foi de um mês. “Procuramos os melhores e mais cuidadosos pequenos produtores do Brasil e os colocamos em uma plataforma única para uma compra fácil, rápida e com um só frete. Nossa expectativa era a de que pelo menos 20 produtores topassem o convite de trabalhar conosco. E, para a nossa surpresa, foram 34 logo de cara. Hoje, já temos no portfólio mais de 450 itens de mais de 50 produtores. E tem mais vindo por aí.”

A escolha dos produtos é feita por Kim e uma equipe. Tudo o que vai ao ar é provado por eles para um rigoroso controle de qualidade, que leva em conta o sabor, a história daquele alimento, a apresentação – como ele vai chegar ao consumidor final, e os processos de produção. “Para a seleção, fiz uma pesquisa tentando entender o consumo, o que as pessoas buscam. Comprei diversos tipos de produtos de diferentes produtores e experimentei até achar os de melhor qualidade. Tento buscar produtos que não tenham um acesso tão fácil e duas características não podem faltar: ser artesanal e brasileiro”, relata a curadora.

Além de cervejas artesanais, a Baskets oferece pães, cafés, queijos, geleias, méis, kombuchas, cookies, vinhos, chocolates, entre outros.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*