Porto Alegre receberá o primeiro Encontro Sul Brasileiro das Acervas

Encontro-sul-brasileiro

Organizado pela Acerva Gaúcha, Porto Alegre sediará o primeiro Encontro Sul Brasileiro das Acervas, que ocorrerá entre os dias 5 e 7 de abril. Visita à cervejarias e pubs, palestras, festa e churrasco são as atividades do evento. 

Em sua primeira edição, o Encontro Sul Brasileiro das Acervas tem por objetivo congregar cervejeiros caseiros dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além da convidada Acerva Sul-mato-grossense, em uma série de eventos que incluem visitação a pubs e cervejarias locais, realização de palestras com cervejeiros de grande renome e, claro, festas e degustação de cervejas artesanais.

Paralelamente ao Encontro ocorre o VI Concurso Sul Brasileiro de Cervejas Artesanais, que nessa edição incluirá, além das tradicionais cervejas, a avaliação de hidromeis e sidras. Todas as amostras disputarão o título de Best of Show (BOS) e uma premiação, avaliada por jurados com certificado no BJCP — Beer Judge Certification Program.

“O encontros dos cervejeiros caseiros além de ser uma oportunidade de confraternização, é um rico momento de troca de experiências. São pessoas de quatros estados, unidas pela produção de cerveja. Faltava aos cervejeiros do sul do país essa possibilidade de reunião, de imersão no cenário cervejeiro local”, diz Janaína Timm, presidenta da Acerva Gaúcha.

Nos dias 5 e 6 de abril ocorrerão os julgamentos das 550 amostras inscritas, no espaço da cervejaria Suricato Ales. Também no dia 5, haverá um passeio de cinco horas para visitar quatro brewpubs diferentes, entre eles o Devaneio do Velhaco, Sociedade Líquida, Distrito Cervejeiro e 4Beer.

No dia 6, a visita será em cervejarias da cidade das 8h30 às 14h. As escolhidas foram a Babel Cervejaria, Irmãos Ferraro, Tupiniquim e Seasons. A partir das 14h30, iniciam as palestras no Senac, que abordarão temas como “Em busca da cerveja perfeita”, com Bia Amorim, “Uso de madeiras em envelhecimento e maturação de Cervejas”, com Rodrigo Veronese, e “Leveduras híbridas para o mercado cervejeiro – tecnologias e oportunidades para novas”, com Diego Bonatto.

O evento ainda se estende no fim da tarde de sábado com uma confraternização e um churrasco no almoço de domingo. Para cada atividade, há valores diferenciados, com desconto para associados de Acervas. Faça a inscrição neste link.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*