Profissão Cerveja — Cerveja em tempos de “cólera”

Por Fernanda Meybom, engenheira química, sommelier e mestre em estilos e avaliação de cervejas.

O ano de 2020 chegou com grandes desafios no mercado de cerveja artesanal, desde o triste episódio isolado de contaminação da cerveja à agora, com quase o país todo em quarentena. Bares, restaurantes e cervejarias fechados. Produção parada e estoques cheios.

Quando brindamos, falamos o sonoro SAÚDE!!! E, historicamente, a cerveja, substituiu a água quando não tínhamos conhecimento sobre tratamento físico-químico ou ainda, não sabíamos como determinar a sua potabilidade, principalmente em tempos em que pestes assolavam cidades.

Hoje, em época de pandemia Covid-19, nós vamos para água. Lavar bem as mãos é a palavra de ordem, além de nos isolarmos em casa para evitar a propagação da doença. E, de novo, sentimos o baque dos acontecimentos, pois a cerveja é altamente sociável.

De fato, bares, pubs, restaurantes, precisam fechar. Não podemos nos reunir pra um happy-hour, mas nós podemos ajudar os nossos produtores locais. Nessa época em que travamos uma batalha em defesa de nossa saúde, temos que pensar também na economia, na saúde de nosso mercado.

Respeite todas as recomendações das organizações de saúde quanto aos cuidados que devemos ter durante a pandemia e procure consumir produtos do pequeno empreendedor perto de você. Muitas dessas micro empresas estão funcionando no modo delivery e ainda, disponibilizando vouchers para serem usados quando pudermos frequentar novamente os seus estabelecimentos.

Os preços também estão mais atrativos, com bons descontos. Veja a lista que esta sendo divulgada aqui, na Revista da Cerveja, das cervejarias e bares e colabore no que puder.

Fiquem em casa. E cuidem de sua saúde.

Comprem growlers através de delivery, lavem bem a garrafa com água e sabão antes de colocar na geladeira.

E espero, em breve, pode brindar pessoalmente com vocês em alto e bom tom,

S A Ú D E !! !!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*