Profissão cerveja — Ranking dos maiores concursos de cervejas de 2019

Por Fernanda Meybom, engenheira química, sommelier e mestre em estilos e avaliação de cervejas.

Começamos 2020 com mais de mil cervejarias no Brasil, reafirmando, mais uma vez, o crescimento do mercado cervejeiro nacional nos últimos anos. E começo de ano é época de fazer o levantamento de quais concursos de cerveja são os mais disputados ao redor do mundo!

Vamos ao ranking dos dez maiores concursos de cerveja do mundo:

De 2018 para 2019 houveram poucas mudanças no posicionamento do ranking. Os 3 maiores continuam sendo o Great American Beer Festival – GABF, World Beer Cup – WBC (com a observação que o mesmo só acontece a cada 2 anos) e o Concurso Brasileiro de Cervejas – CBC, que também, mesmo permanecendo na mesma posição, apresentou um bom crescimento.

Além disso, destaco o seguinte: o Australian International Beer Awards – AIBA apresentou um bom crescimento subindo 2 posições no ranking, confirmando assim a Austrália como um importante mercado cervejeiro no mundo. O concurso aceita cervejas de todos os países e ano passado premiou 47 cervejas brasileiras.

O European Beer Stars – EBS teve um crescimento tímido em 2017, assim como o Brussels Beer Challenge – BBC, mas em 2018 ambos tiveram um destaque maior, demonstrando um aquecimento nos concursos de cervejas Europeus.

Birra del´Anno segue em destaque como um importante concurso em países tidos como não tão tradicionais na produção de cervejas, pois a competição italiana permite somente cervejas produzidas no próprio país. Portugal, Espanha, França, por exemplo, também tem concursos próprios mas ainda não em quantidade equivalente de inscrições como o italiano.

Outro fato relevante em 2019 foi a grande proliferação de concursos de cerveja na América Latina, praticamente todo país latino tem uma competição e só no Brasil temos 3 grandes concursos em destaque. No caso dos brasileiros, todos se diferenciam bem um do outro. O CBC é um concurso só de cervejas brasileiras e a Copa Cerveja Brasil promovida pela Abracerva, é uma competição apenas para cervejarias brasileiras independentes. Já a Copa Internacional de Cerveja PoA é um concurso que permite inscrições de  cervejarias de diferentes países, incluindo Brasil, mas somente de cervejarias independentes também.

Mesmo com tantos concursos e com a limitação de apenas aceitar cervejarias independentes, a Copa Internacional de Cerveja PoA apresentou importante crescimento e um diferencial nas competições de cervejas latinas.

Outro fator relevante que devemos observar para os próximos anos, com relação a quantidade de concursos latinos, se refere a taxa de crescimento dessas competições que pode diminuir nos próximos anos, algo que pode ser percebido já na Copa Cervezas de America, que cresceu, mas não como nos últimos anos, e caiu umas posições no ranking. Neste contexto, o South Beer Cup, que já não estava mais no ranking ano passado, mudou suas regras e já em 2019, apenas permitiu inscrições de cervejas que já foram premiadas em outros concursos.

Essas mudanças e tantos novos concursos também levantam importantes questionamentos, tanto sobre a questão de participação das cervejarias em quantidade de cervejas, se é ou não independente, ou quanto um concurso ainda agrega no marketing da cerveja. Assuntos para o próximo artigo!

Opiniões?! Escreva para femeybom@gmail.com

One Comment

  1. Excelente matéria Fernanda!
    Realmente as cervejarias estão numa crescente e… ainda bem né?
    Parabéns!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*