Saiba como harmonizar cerveja com hambúrguer

Hambúrguer

O beer sommelier Eduardo Meira, à frente do Beer Club, dá dicas sobre possíveis harmonizações de cerveja e hambúrguer. Segundo ele, pão, carne e queijo são três ingredientes que parecem muito simples, mas podem fazer a diferença no humor da pessoa que os consome juntos.

“A harmonização por complementação se dá quando a comida e a bebida combinam, já por oposição é quando os sabores se chocam, não necessariamente causando uma sensação ruim. A harmonização por corte ocorre quando a bebida limpa o paladar do alimento que foi ingerido anteriormente”, explica.

De acordo com o sommelier, quanto mais gordurosa a carne, mais teor alcoólico deve ter a cerveja. “A harmonização de cerveja com hambúrguer vai depender da proteína do hambúrguer. Se ele possui uma carne de boi mais gordurosa vale a pena investir em cervejas mais alcoólicas. O álcool vai quebrar as moléculas de gordura, valorizando o sabor da carne. Para esse tipo de combinação, eu sugiro uma boa IPA.”

Para carnes brancas, o sommelier recomenda cervejas mais leves. “Recomendo uma Lager para hambúrgueres de frango ou peixe. Cervejas mais leves são o ideal para esse tipo de proteína, já que são carnes mais sutis. Na minha opinião, a belga Hoegaarden e a americana Blue Moon são as melhores combinações para esse tipo de carne “, diz Eduardo.

Meira também fala que muitos hamburguerias estão apostando em opções mais exóticas e artesanais. “Temos situações mais exóticas, como é o caso do nosso Stout Burguer (R$ 38), que possui pão escuro com malte de Cerveja Stout e molho de Cerveja Stout. Dessa forma, com o hambúrguer tendo um gosto mais forte, a sugestão está nas cervejas escuras, como é o caso da RIS Petroleum. Para hambúrgueres com bacon, as cervejas defumadas, como a Rauchbier, são boas opções”, conclui.

Foto: Divulgação

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*