Schmitt, equilibrando estilos tradicionais e inovadores

Schmitt

Criada por Gustavo Stefanello Dal Ri, mestre-cervejeiro e proprietário, a Schmitt é uma das microcervejarias pioneiras do Rio Grande do Sul, fundada há 15 anos. Segundo ele, mais de uma década depois, é indiscutível que o mercado de cervejas artesanais brasileiro esteja vivenciando um grande momento, que deve muito à mudança de perfil do consumidor, que procura mais qualidade, e ao esforço dos cervejeiros em difundir a cultura da cerveja artesanal. Contudo, observa, não se pode esquecer que os desafios ainda são muitos, e que é preciso de mais incentivos para consolidar essa indústria.

A relação de Gustavo com cerveja começou ainda na adolescência: “Tinha uma vizinha que fazia cerveja em casa, fiquei curioso, fui atrás de informação e logo comecei a fabricar.” Formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), acabou indo trabalhar em uma grande cervejaria, onde teve a oportunidade de conhecer melhor o processo de produção de cervejas.

“Como resultado, acabei por descobrir um mundo de estilos especiais e receitas que fizeram com que me encantasse pelas cervejas que utilizavam apenas ingredientes nobres.” Em busca de mais conhecimento e qualificação, foi estudar Tecnologia Cervejeira no Siebel Institute of Technology, em Chicago/USA, e Tecnologia de Malteação na Canada Malting, no Canadá. Nos dois países, pôde vivenciar o renascimento das cervejas artesanais, principalmente com a família Ale.

Quer ler a matéria completa? Adquira a edição #38 da Revista da Cerveja.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*