Sopa combina cerveja e cebola para aquecer o inverno

Texto: Andréia Ramires / Foto: Divulgação

O inverno pede pratos mais quentes e, como sempre, as sopas surgem como um grande atrativo para os dias mais frios. Na busca de uma combinação para os dias frios, o chef suíço Bertrand Gerard Bovier, do Windsor Marapendi, ensina uma sopa de cebola com cerveja.

Apaixonado por gastronomia desde os 16 anos, o chef Bertrand acumula mais de 45 anos de experiência. À frente da cozinha do Windsor Marapendi há três, ele conta que veio ao Brasil para passar férias e daqui não saiu mais. Embora tenha aprendido receitas de grandes pratos da gastronomia mundial, foi na culinária mediterrânea que encontrou sua principal fonte de inspiração.

Confira então a receita, simples para fazer em casa e perfeita para saborear na estação mais fria do ano:

Ingredientes

100 g de manteiga

750 g de cebola branca fatiada

20 g de alho picado

3 folhas de louro

2 galhos de alecrim

2 galhos de tomilho

5 g de sal fino

2 g de pimenta branca em pó

1 g de noz-moscada

100 g de farinha de trigo

3 latas de cerveja preta ou clara pilsen

200 mL de vinho branco seco

3 L de caldo de legumes

100 g de queijo parmesão ralado

200 g de bacon frito fatiado em tirinhas

Modo de preparo

Refogue o alho e a cebola na manteiga em fogo baixo até dourar, adicione louro, alecrim, sal, pimenta e noz-moscada. Ainda em fogo baixo, acrescente a cerveja e o vinho branco. Salpicar em chuva o trigo e mexer rapidamente para não empelotar. Adicionar o caldo de legumes quente e mexer até o preparo ficar homogêneo. Cozinhar em fogo baixo, reduzindo 1/3 do líquido da panela (cuidado para não queimar o fundo). Após o cozimento, desligar o fogo e adicionar o parmesão e o bacon frito. Servir bem quente em tigela. Rende até cinco porções.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*