Turismo cervejeiro — Serra e mar

Por Ana Pampillon, turismóloga, sommelier de cervejas, coordenadora da Rota Cervejeira RJ e atuante no mercado de lúpulo brasileiro. 

A cidade que vamos “aportar” dessa vez, é Guapimirim, que fica a menos de 80 km da cidade do Rio de Janeiro, e faz parte da Rota Cervejeira RJ.

“O nome “Guapimirim” tem sua origem um acampamento de índios que viviam em torno de uma nascente na região do Vale das Pedrinhas. Portanto, o topônimo atual “Guapimirim” é originário do termo tupi agûapé’ymirim, que significa “rio pequeno dos aguapés” (agûapé, aguapé + ‘y, rio + mirim, pequeno).

A jovem cidade que tem menos de 30 anos, fazia parte de outro município no pé da Serra dos Órgãos. Grande área da cidade fica dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parnaso, e outra grande parte na Área de Preservação Ambiental Guapimirim, a APA Guapimirim. Um grande oásis entre a serra e o mar.

Fotos: Arquivo Pessoal

Falei “aportar” no início do texto justamente para poder começar o passeio pelo mar. A APA Guapimirim fica localizada no fundo da Baía de Guanabara, na área mais limpa e preservada da bacia. Lá podemos avistar golfinhos (Sotália) e aves raras. É possível fazer um passeio de barco no início da manhã, que dura em média 2 horas.

Algumas fazendas rurais proporcionam um charmoso café da manhã rural com mais de 100 itens no cardápio para garantir que o visitante aguente firme toda a experiência junto à natureza encantadora e as visitações nas duas cervejarias da cidade. Cachoeiras e trilhas carregam os visitantes com uma energia ímpar, e no final da tarde, é possível relaxar em uma das duas cervejarias, ou talvez as duas, porque não?!

As duas cervejarias oferecem experiências diferentes. Uma menor e outra maior, mas que em comum tem cervejas maravilhosas para degustação direto dos tanques, que além do frescor delas, tem uma diversidade de estilos que encantam.

Algumas pousadas charmosas bem pertinho das cervejarias, deixam os visitantes mais relaxados a não pensar em dirigir depois de beber. Algumas informações sobre agências receptivas de viagem, hotelaria e principalmente, horário de funcionamento das cervejarias podem ser encontrados no site www.rotacervejeirarj.com.br

Apertem o cinto e boa viagem ao ar livre!!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*