Turismo Cervejeiro — Um convite de Santo Antônio do Pinhal

Por Ana Pampillon, turismóloga, sommelier de cervejas, coordenadora da Rota Cervejeira RJ e atuante no mercado de lúpulo brasileiro.

A Paula Flávia Pagotto Simionato é uma daquelas pessoas que, assim como eu, gosta de um desafio. E em julho de 2018, quando nos conhecemos, estava fazendo o possível e o impossível para colocar Santo Antônio do Pinhal no mapa do turismo cervejeiro. Santo Antônio do Pinhal é uma cidade com aproximadamente 8 mil habitantes, localizada na Serra da Mantiqueira, paulista, próximo à charmosa cidade de Campos do Jordão.

Santo Antônio é tão charmosa quanto Campos. Tem uma rede hoteleira com preços incríveis e uma gastronomia de fazer inveja aos grandes centros. A começar pelo próprio Empório e cervejaria Carijó. Nesta época me convidaram para ir até lá conhecer o projeto delas e ajudar um pouquinho compartilhando o conhecimento e experiência vivida com o turismo cervejeiro e o associativismo na Rota Cervejeira RJ.

Jane Accioli, que atualmente é a presidente da associação, e Paula me apresentaram o mundo encantado de Santo Antônio do Pinhal. A Associação dos Cervejeiros Livres teve início no ano de 2017 com seis cervejarias. Elas começaram se organizando para realizar o primeiro festival dessas cervejarias e isso
foi só o começo. Na época, algumas dessas cervejarias ainda não estavam nem abertas para o público, e os custos desse evento foi coberto pelos próprios cervejeiros.

Somente um ano depois conseguiram oficializar a associação e, no estatuto, existe a previsão de expansão para as cidades vizinhas — região da Mantiqueira paulista. As cervejarias da associação, hoje, recebem visitantes e apresentam experiências incríveis e cada uma delas tem características únicas. Seguem crescendo e com total apoio do Ministério do Turismo, ganham força e velocidade.

Fiquei 03 dias na cidade e teria programa para mais tempo. O que é ótimo, pois esse gosto de “quero mais” deixa na gente a vontade para voltar e apreciar cada vez mais esses deliciosos goles de cerveja.

SERVIÇO:

SANTO ANTÔNIO DO PINHAL

1 – Krios Cervejaria
Av. Ministro Nelson Hungria, 760 – Centro Facebook:/cervejariakrios
Tel: 12 996.581.852

2 – Carijó Empório e Cervejaria Artesanal
Estr. Francisca dos Santos Silva, 4432 – Lageado (próximo à Cachoeira do Lageado) Facebook: /carijoemporioecervejaria
Tel: 12 981.639.795

3 – Araukarien Cervejaria
Rodovia Oswaldo Barbosa Guisard, km 153,5 Facebook: /CervejariaAraukarien
Tel: 12 981.468.067

4 – Antoniusbier
Em obras para readequação de seu espaço físico. Acompanhe pelas redes sociais. Facebook: /AntoniusbierCervejariaArtesanal

OBS: As outras cervejarias da associação (de Campos do Jordão e Tremembé), ficam para uma próxima viagem pois o que não falta é destino cervejeiro nesse país!

Saúde 🍻

>> Confira a última coluna nova de Ana Pampillon

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*