Uberlândia cervejeira — Incentivos locais com bons resultados

A cidade do interior de Minas Gerais quer expandir o seu mercado cervejeiro por meio de um programa municipal de incentivo a microcervejarias e demais empresas ligadas à cadeia. Mudanças na legislação e promoção de eventos e das marcas locais são algumas ações do projeto, que prevê investimentos de mais de R$ 20 milhões.

O potencial do setor cervejeiro vem despertando a atenção nos últimos anos e o número de cervejarias aumenta desde então. Esse crescimento foi visto com bons olhos pela prefeitura da cidade de Uberlândia/MG, que resolveu ampliar os incentivos e promover o mercado local por meio do Programa Municipal de Fomento ao Setor Cervejeiro (Lei nº 12.801/2017).

A novidade permite que os interessados em produzir 30 mil litros mensais regulamentem o seu negócio a partir de uma legislação local, voltada a cervejarias de pequeno porte. “A partir de um estudo de mercado, foi possível confirmar que o município tinha condições de criar um ambiente ainda mais propício, dentro deste setor, para o crescimento econômico e a geração de emprego e renda. Fizemos reuniões com 60 potenciais empresários para ouvir as suas expectativas e principais desafios. Por meio deste esforço conjunto, portanto, foi possível reunir elementos para elaborar um Projeto de Lei adequado à realidade”, explica Odelmo Leão, prefeito municipal.

Quer ler a matéria completa? Adquira a edição #40 da Revista da Cerveja.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*