Caropreso com cerveja: uma Páscoa borbulhante

Por Luiz Caropreso, sommelier de cervejas, professor pela Doemens Akademie e diretor da BeerBiz – Cultura Cervejeira.

Caros amigos cervejeiros, a partir de agora, passo a colaborar como colunista deste site, escrevendo sobre um tema pelo qual sou apaixonado: harmonizações.

Aproveitando a proximidade da Páscoa, vamos falar de cervejas que vão bem com chocolate. Sim, chocolate combina muito bem com determinadas cervejas como:

  • Júpiter/Urbana Antimatéria (SP) com chocolate 70% cacau.

Essa Russian Imperial Stout, com 13,6% de álcool, tem notas de carvalho, baunilha e café, que irão harmonizar perfeitamente com um chocolate que apresente a intensidade dos sabores do cacau.

  • Bodebrown Cacau IPA (PR) com chocolate ao leite.

Uma IPA com 6,1% ABV, que surpreende com seu aroma de cacau e o amargor emprestado pelos lúpulos americanos, irá valorizar um bom chocolate ao leite. Se no chocolate houver um pouco de pimenta, garanto que o resultado será fantástico.

  • Dogma/Modern Times Mocha Porter (SP/EUA) com chocolate cappuccino.

A Dogma Mocha traz ao palato a intensidade do mais saboroso café abraçado por 9,0% de álcool. Com certeza essa Imperial Porter irá harmonizar perfeitamente com qualquer chocolate que contenha cappuccino no seu blend.

  • Lindemans Kriek (Bélgica) com chocolate branco.

O sabor azedinho das cerejas presente nessa Fruit Lambic, de apenas 3,5% de álcool, formará um contraste delicioso com o dulçor lácteo e os leves aromas de caramelo do chocolate branco. Essa é uma harmonização infalível.

  • Young’s Double Chocolate Stout (Reino Unido) com mousse de chocolate.

Um dos exemplares que melhor traz os sabores do chocolate para a cerveja, a Double Chocolate da Young’s, com seus 5,2% de ABV, é a perfeita companhia para uma taça bem servida de mousse de chocolate, coroando uma Páscoa incrível.

Só um lembrete: para uma boa harmonização sempre leve em conta o equilíbrio, o bom senso e seu gosto pessoal. Feliz Páscoa!

 

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*