Veja como harmonizar ovo de Páscoa recheado e cerveja com o sommelier Rafael Cheruti

Texto: Andréia Ramires / Foto: Rafael Cheruti
Foto: Emerson Nolasco

A Páscoa é um dos feriados mais prazerosos de se curtir, não é mesmo? Tudo isso porque é muito difícil encontrar alguém que não goste de chocolate. Mas imagina combinar ovo de chocolate gourmet com cerveja? O beer sommelier de Caxias do Sul/RS, Rafael Cheruti, preparou uma harmonização com dois ovos de Páscoa para compartilhar exclusivamente com os leitores da Revista da Cerveja. A receita dos ovos é de criação da Bernart Confeitaria.

>> Adquira a edição 51 da Revista da Cerveja e confira uma harmonização completa de Páscoa com Entrada, Prato Principal e Sobremesa.

A Bernart Confeitaria produziu um Ovo Prestígio e um Ovo de Brigadeiro com Paçoca e Doce de Leite, que o sommelier de cervejas decidiu harmonizar, respectivamente, com a Ordeo Stambecco, da cervejaria Ordeo (RS), e com a Blumenau Macuca, da cervejaria Blumenau (SC). Confira abaixo o modo de preparo dos ovos e os detalhes da harmonização.

Ovo Prestígio harmonizado com Ordeo Stambecco (Estilo Doppelbock – 8% ABV – Caxias do Sul/RS)

Ingredientes

  • Casca: 120 g de chocolate 50% cacau (forma de 350 g)
  • Ganache de chocolate: 180 g de chocolate 50% cacau; 90 g de creme de leite.
  • Recheio de coco: 200 g de chocolate branco; 80 de creme de leite; 50 g de coco ralado.
  • Coco ralado para decorar

Modo de preparo

  • Casca: derreta o chocolate e seguir as instruções de temperagem do fabricante. Coloque na forma de
    ovo e leve à geladeira até ficar opaco e desgrudar da forma.
  • Ganache: derreta o chocolate no micro-ondas de 30 em 30 segundos, mexendo nos intervalos. Após, misture o creme de leite e leve à geladeira até dar o ponto de bico.
  • Recheio de coco: derreta o chocolate branco no micro ondas de 30 em 30 segundos, vide instrução anterior. Após, misture o creme de leite e o coco ralado. Leve a geladeira.

Montagem
Desenforme a casca do ovo, coloque o recheio de coco até quase encher a casquinha e vá decorando com a ganache de chocolate. Finalize com coco ralado.

Sobre a harmonização:
“Temos uma cerveja bastante intensa, com dulçor considerável, notas tostadas e de caramelo e força alcoólica expressiva. O dulçor de ambos se equilibram e temos um conjunto menos doce. O álcool da cerveja limpa nosso palato da gordura e temos um final surpreendente: o perfil tostado e caramelizado da cerveja interage com o coco do recheio criando um terceiro sabor, o coco queimado!”, explica Rafael.

Ovo de brigadeiro com paçoca e doce de leite harmonizado com Blumenau Macuca (Estilo Russian Imperial Stout – 10% ABV – Blumenau/SC)

Ingredientes

  • Casca: 120 g de chocolate 50% cacau (forma de 350 g)
  • Brigadeiro: 1 lata de leite condensado; 100 g de creme de leite; 50 g de chocolate em pó 50% cacau; 100 g de chocolate meio amargo;
  • 7 paçocas de rolha e 150 g de doce de leite em temperatura ambiente.

Modo de preparo

  • Casca: derreta o chocolate e siga as instruções de temperagem do fabricante. Coloque na forma de ovo e levar à geladeira até ficar opaco e desgrudar sozinho.
  • Brigadeiro: misture tudo e leve ao fogo, mexendo sempre até dar o ponto (quando desgrudar do fundo da panela).

Montagem
Desenforme o ovo, coloque metade do brigadeiro, 3 paçocas rolha esfareladas e o restante do brigadeiro. Finalize com o doce de leite nas bordas, 2 paçocas esfareladas no meio e 2 paçocas inteiras no centro para decorar.

Sobre a harmonização:
“A Macuca possui notas intensas de cacau, café e chocolate que conversam muito bem com o chocolate do ovo, nos entregando maior complexidade desses sabores. Além disso, o amargor proveniente dos maltes torrados diminui a sensação de dulçor do ovo e, junto ao contraste entre álcool e gordura que limpa o palato, nos entrega uma experiência muito mais prazerosa”, finaliza Rafael.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*