Conheça as premiadas no Brasil Beer Cup

269 rótulos de cerveja brasileiros foram premiados no concurso Brasil Beer Cup, realizado em Florianópolis entre os dias 22 e 24 de novembro. O número de medalhas representa 22% do total de inscrições, que foi de 1216 cervejas do Brasil, Uruguai e México, inscritas, por categorias, em 157 diferentes estilos. Foram 270 cervejarias concorrentes.

O concurso contou com inscrições de 21 estados brasileiros, sendo os três estados com maior número de cervejas inscritas: Santa Catarina, com 30% ; São Paulo, com 16%; Paraná, com 15% e Rio Grande do Sul, com 11,54%

A tarefa de avaliar, classificar e premiar as cervejas concorrentes ficou à cargo de 53 juízes de 12 países do mundo, especialistas com reconhecimento no segmento cervejeiro mundial. Ao fim de 3 dias de trabalho, o corpo de jurados chegou aos resultados anunciados pelo Science of Beer Institute, organizador do concurso, em uma cerimônia online, ao vivo, transmitida em seu canal do YouTube na noite dessa sexta-feira, dia 26 de novembro. No total foram distribuídas 83 medalhas de ouro; 94 medalhas de prata e 92 medalhas de bronze.

O estado com o maior número de medalhas foi Santa Catarina, com 85. Em segundo lugar vem São Paulo, com 51. Seguido por Paraná com 41 medalhas, Rio Grande do Sul com 26 e Minas Gerais com 22. Alguns estados como Mato Grosso e Rio de Janeiro também se destacaram, ambos com 11 medalhas. Da região Nordeste se destaca o estado de Alagoas com 7 medalhas. México também teve um rótulo premiado com medalha de ouro na categoria Chilli Beer – a cerveja Amor de Verano produzida pela Cerveza Caserio.

Cervejaria do Ano
O regulamento do Brasil Beer Cup previa também a premiação, de acordo com o número de medalhas, de Cervejaria do Ano, concorrendo em três categorias:

– de grande porte, com volume de produção a partir de 150.001 mil

– de médio porte, com volume de 15.001 mil a 150 mil litros/mês

– de pequeno porte, com volume de produção de até 15 mil litros/mês

As Cervejarias do Ano, em cada uma das categorias, são:

– do Ano de Grande Porte – Cerveja Blumenau de Santa Catarina

– do Ano de Médio Porte – Bodebrown do Paraná

– do Ano de Pequeno Porte – Masterpiece do Rio de Janeiro

Cervejas The Best of Show
As melhores cervejas de todo o concurso, chamadas de The Best of Show, de acordo com o regulamento foram definidas dentre os rótulos mais premiados com medalhas de ouro. Também neste caso, elas concorreram em três categorias indicadas pelas próprias cervejarias no formulário de inscrição:
– Inovação
– Experimental
– Comercial

E as cervejas Best of Show do Brasil Beer Cup 2021 são:

● The Best of Show Inovação – Cerveja Clara de Fazenda Endemic Brewing CO
Estilo: Brazilian Beer com levedura, malte e/ou lúpulo brasileiro
● The Best of Show Experimental – Cerveja Berliner Weiss Grupo Petrópolis
Estilo: Berliner-Style Weisse
● The Best of Show Comercial – Cerveja Belgard Catharina Sour Pitaya e Maracujá
Cervejaria Belgard
Estilo: Brazilian Beer – Catharina Sour
Melhor Catharina Sour caseira

O Brasil Beer Cup 2021, em mais uma inovação em concursos comerciais de cerveja, abriu inscrições para cervejas caseiras no estilo brasileiro Catharina Sour. Elas foram julgadas em rodadas especiais pelos mesmos juízes que julgaram as cervejas comerciais.

Esta foi uma forma de incentivo à profissionalização dos cervejeiros caseiros brasileiros encontrada pelo Science of Beer Institute, organizador do concurso.

Como premiação, as três melhores cervejas caseiras serão produzidas em cervejarias de Santa Catarina parceiras da competição. E as três melhores Catharina Sour caseiras são:

Nome da cerveja: Catê
Comentários: Catharina Sour with raspberry, blackberry and strawberry Cervejeiro: Guilherme Martins Grosseli (São Paulo)

Nome da cerveja: Eva Catharina Sour
Comentários: Catharina Sour com grist de malte pilsen, trigo e ácido. Kettle sour com lactobacillus plantarum é adição de frutas na maturação (goiaba, pitaya e manjericção)
Cervejeiro: Plati Pedraja (Paraná)

Nome da cerveja: Catharina Sunset
Comentários: Catharina Sour com manga, maracujá e raspas de bergamota (Catharina Sour with mango, passion fruit and bergamot zest)
Cervejeiro: Robson Bertuzzo (Rio Grande do Sul)

O quadro completo de medalhas do Brasil Beer Cup 2021 pode ser conferida no site https://www.beersummit.com.br/

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*