O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) anunciou que a tecnologia de leveduras líquidas passou pelo processo de licenciamento e será comercializada pela empresa Laboratório da Cerveja (MG). O produto é o primeiro dessa natureza criado em Minas Gerais.
A tecnologia foi desenvolvida por seis pesquisadores do Laboratório de Taxonomia, Biodiversidade e Biotecnologia de Leveduras, do Departamento de Microbiologia. O professor Carlos Augusto Rosa explica que a tecnologia é de fácil execução e será fornecida de acordo com as características da cerveja.
“Todas as linhagens de leveduras utilizadas são naturais, sem modificação genética. Esses microrganismos têm vantagens metabólicas em relação a algumas leveduras comerciais, geralmente disponíveis na forma seca ou desidratada”, acrescenta.
A bióloga dra. Luciana Brandão, do Laboratório da Cerveja, afirma que as leveduras isoladas do território nacional podem contribuir para a busca de um novo perfil para as cervejas brasileiras. Ela reforça que o resultado é possível, pois elas podem ser utilizadas em conjunto com frutos, fermentadas em barris de madeiras e por meio de técnicas diferenciadas.
Luciana ressalta que as leveduras líquidas nacionais também beneficiam os produtores, pois reduzem o tempo de fermentação. “São leveduras frescas, prontas para o uso. Isso diminui o tempo de tanque e, consequentemente, os custos da produção. Além disso, elevam a qualidade sensorial da bebida, propiciando uma experiência singular aos consumidores.”
As leveduras podem ser adquiridas pelo site do Laboratório da Cerveja.
Foto: Arquivo dos pesquisadores





