Após 22 anos, Eduardo Bier encerra ciclo no Bourbon Country e projeta novos rumos para a Dado Bier. O empresário anuncia também o avanço no mercado automotivo com a criação da Car CareDealers, uma divisão do Grupo Car Care voltada para o desenvolvimento e operação de concessionárias de marcas automotivas
Depois de 22 anos marcando presença no Shopping Bourbon Country, em Porto Alegre, a Dado Bier, marca fundada por Eduardo Bier, empreendedor serial reconhecido nacionalmente por seu pioneirismo em diversos setores, encerrará suas atividades no espaço em 31 de dezembro. A marca, que em 1995 foi pioneira ao combinar cervejaria e restaurante na capital gaúcha, fez do Bourbon um ponto de encontro icônico e se reinventou ao longo das décadas.
A história da Dado Bier começou em 1994 com a produção artesanal de cerveja. Meses depois, nascia a primeira microcervejaria e casa noturna do grupo, que movimentou as noites de um bairro nobre de Porto Alegre. No ano seguinte, o conceito foi ampliado e inaugurado em São Paulo e, em 1998, chegou ao Rio de Janeiro. Em 1999, Torres (RS) recebeu uma unidade, seguida do Dado Tambor em Porto Alegre, no Bourbon Country, onde em 2002 foi inaugurado um restaurante inovador que trouxe a experiência de uma cervejaria para dentro do shopping.
Em 2020, sob a liderança de Manoela Bertaso, filha de Eduardo Bier, o espaço passou por uma grande transformação e se tornou um food hall, oferecendo diversas opções gastronômicas com o padrão de qualidade Dado Bier. Inspirado em conceitos internacionais, o ambiente foi projetado para promover experiências focadas em gastronomia e convivência, com uma programação cultural diversificada e áreas para atividades sociais e corporativas.
Sobre o encerramento da parceria com a Cia. Zaffari, Eduardo Bier explica que, no final do ano passado, as partes acordaram que a estrutura física do espaço ficaria sob responsabilidade do shopping, enquanto a Dado Bier assumiria a curadoria, a ativação, a produção de cervejas artesanais e a operação do espaço, cuidando da experiência completa dos clientes.
Entretanto, divergências surgiram em torno do novo formato, o que Bier considera parte natural de relações de negócio: “A convergência é o que une pessoas e negócios, mas o inverso também ocorre”, comenta Bier. Assim, a partir de janeiro de 2025, o espaço estará sob gestão exclusiva do shopping, marcando o fim da presença da Dado Bier no local.
Agora, Eduardo Bier direciona o olhar para o futuro e compartilha seu entusiasmo com os próximos passos: “Temos o que é mais importante para uma empresa: pessoas. Temos uma marca querida pelos gaúchos. E, apesar do passar dos anos, somos jovens, criativos, curiosos e inquietos. Muita coisa legal está por vir”, revela o empresário. No ramo cervejeiro, o empresário conta que para 2025 prepara o lançamento de uma nova cerveja em comemoração aos 30 anos de história e qualidade da Dado Bier.
Apesar disso, a produção agora passa a ser licenciada para o Uruguai e deixará de ter fabricação própria. Foi realizada uma negociação pelo direito de produção no Uruguai — onde a marca é popular — para a empresa Las Acacias, comprada pela M. Dias Branco, também dona da Isabela no RS.
Com a decisão de não produzir mais cerveja, Dado desistiu da fábrica milionária em Três Cachoeiras e, o terreno, comprado no mercado, sem qualquer participação da prefeitura, deve ser revendido.
A nova aposta de Eduardo Bier
Seguindo seu perfil empreendedor, Dado aposta no setor de concessionárias automotivas com a CarCare Dealers, uma nova divisão do Grupo Car Care. Fundado em 2015, o Grupo, que inclui a Casco Blindagens e a Casco Motors, revenda de veículos de alto luxo, agora expande para o desenvolvimento e operação de concessionárias de marcas automotivas. A primeira parceria é com a montadora chinesa NETA, especializada em veículos elétricos e híbridos, consolidando a entrada do grupo no mercado de mobilidade sustentável.
“É um passo muito importante. Entrar no mercado de concessionárias vem em um momento de profunda transformação na indústria automotiva, onde empresas de tecnologia estão revolucionando o setor. E eu quero fazer parte desse processo”, explica Bier. “O futuro me parece ser esse: carros como verdadeiros computadores sobre rodas, com menos peças e desempenho incrível”, comenta.
A marca chinesa Neta, segundo ele, já é uma das líderes em tecnologia e mobilidade sustentável, prometendo rápida expansão no Brasil em resposta à crescente demanda por alternativas de transporte mais eficientes. “A Neta representa a fusão de tecnologia de ponta com mobilidade sustentável, um futuro que já está acontecendo e do qual queremos participar”.
Uma trajetória de pioneirismo
Além do setor cervejeiro e automotivo, Bier também expandiu suas atuações para os mercados imobiliário e de saúde. É presidente do Hospital Moinhos de Vento, uma das instituições de saúde mais respeitadas do Brasil e afiliada à Johns Hopkins Medicine, considerada a segunda melhor do país em 2021 pela Newsweek e América Economia. No setor de saúde, também é sócio da SHS, uma health tech que conecta instituições de saúde a fornecedores de insumos.
No ramo imobiliário, investiu em 2018 no projeto Solos, na Praia de Torres, com casas suspensas de 343 m² a 515 m² e vista permanente para o mar, integrando ambientes internos e externos de forma contemporânea. Em 2019, desenvolveu o Parador Silveira, em Santa Catarina, com casas de alto padrão e vista deslumbrante para a Praia do Silveira.
Com o lançamento da Car Care Dealers, Bier reforça sua capacidade de identificar e investir em mercados promissores, sempre com uma visão inovadora. “Cada novo projeto que lançamos é guiado pelo cuidado e pela inovação. A entrada no mercado de veículos elétricos é mais um passo nessa jornada, e estamos prontos para contribuir com a revolução que está acontecendo na mobilidade”, finaliza Bier.