Cervejaria Salva transforma todas as suas cervejas em sem glúten

Localizada em Bom Retiro do Sul (RS), a Cervejaria Salva acaba de anunciar uma transformação que promete ressignificar o ato de brindar: desde dezembro de 2024, todas as cervejas produzidas pela marca passaram a ser sem glúten — e o mais curioso é que isso foi feito em silêncio, como um experimento criterioso. Agora, com os resultados garantidos, a Salva abre o jogo e assume oficialmente o novo status de uma das primeiras grandes microcervejarias do Brasil a adotar 100% a produção sem glúten.

A decisão de transformar toda a linha não partiu de uma estratégia de marketing ou de uma análise de mercado, mas sim de um gesto de amizade. João Giovanella, proprietário da Salva, foi desafiado por um amigo celíaco que queria experimentar a famosa Session IPA da casa — uma das mais premiadas da marca. A resposta foi surpreendente:

“É muito mais fácil eu transformar a fábrica inteira em sem glúten do que fazer um só rótulo sem risco de contaminação ou tu passar mal”, contou João. “Parei, pensei e disse: beleza, vou fazer isso.”

A técnica por trás da mudança

A Salva não precisou de um grande investimento em estrutura ou maquinário. A chave para a transformação está no uso de uma enzima específica, que quebra o glúten durante o processo de produção. O investimento maior ficou por conta da aquisição dessa enzima e da realização de inúmeros testes de controle de qualidade e segurança.

Desde então, a equipe manteve o processo em sigilo, enquanto realizava análises lote por lote, garantindo que todas as cervejas atendessem aos parâmetros exigidos para o selo “gluten-free”. O resultado? Ninguém percebeu a diferença.

“Sensorialmente, a cerveja manteve todas as suas características e aumentou o drinkability. Sabe aquela sensação de estufamento que às vezes acontece? Deixou de acontecer. A cerveja ficou melhor pra todo mundo”, afirma João.

Mais saúde, mais inclusão

A decisão vai além da técnica e do sabor — ela toca em um ponto sensível: a inclusão de pessoas com intolerância ao glúten. A mudança foi também impulsionada por relatos de clientes e funcionários que convivem com a condição, mas que ainda assim frequentavam o pub da marca pelo ambiente.

“Nesse ponto não estamos mais falando só de cerveja, mas de saúde. É um papo sério e não poderíamos correr o risco de oferecer um produto que pudesse dar problema. Por isso, fizemos tudo com muita responsabilidade.

 

MANTENHA-SE INFORMADO SOBRE O MERCADO CERVEJEIRO

Insira seu nome e email para receber nossas informações

Comments are closed.