Apenas 30 minutos de tempo de conversão para uma linha inteira: Isso é o que muitos engarrafadores de água e refrigerantes desejam em vista do número cada vez maior de SKUs. Com o KHS InnoPET iflex, o fornecedor de sistemas de Dortmund está trazendo esse objetivo ao seu alcance.
Especialmente no que diz respeito ao envase e embalagem de seus produtos, os fabricantes de bebidas enfrentam hoje um número crescente de desafios. Por um lado, os consumidores estão cada vez mais conscientes do meio ambiente e exigem embalagens “verdes” que tenham o menor impacto possível no clima, ao mesmo tempo esperam que sejam convenientes, seguras e baratas. Além disso, o consumidor gostaria de poder escolher entre uma gama cada vez mais extensa de bebidas e tipos de embalagens.
A variedade cada vez maior de artigos resultante leva a mudanças freqüentes na linha de produção nas engarrafadoras. Isso inevitavelmente afeta a eficiência geral do equipamento (OEE) e às vezes custa muito tempo e dinheiro – e isso no contexto de crescente regulamentação e crescente pressão econômica. Portanto, é importante aumentar a eficiência e a produtividade – principalmente por meio de equipamentos técnicos fáceis de operar.
Conceito de automação modular
É aqui que a KHS entra com sua nova solução InnoPET iflex – um conceito de automação modular que foi desenvolvido inicialmente para linhas PET com um grande número de SKUs. Com trocas rápidas, confiáveis e reproduzíveis, ele garante um aumento significativo no OEE. Desde que a conversão não exija uma alteração do gargalo, rosca ou tipo de etiqueta, a mudança de formato de um SKU para outro pode ser concluída em 30 minutos – incluindo o esvaziamento e inicialização da linha. Uma simples mudança de produto é possível até mesmo em 10 minutos. Esses valores se aplicam a uma produção de até 50.000 garrafas por hora e tamanhos de recipientes de 330 mililitros a 1,5 litros para bebidas sem gás e gaseificadas.





