Concurso Brasileiro de Cervejas anuncia mudanças para 2016

As inscrições iniciaram ontem à tarde. O evento ocorre paralelamente ao Festival Brasileiro de Cervejas, de 9 a 12 de março em Blumenau/SC. 

Foram anunciadas esta terça-feira algumas mudanças referentes ao regulamento da quarta edição do Concurso Brasileiro de Cervejas, um dos mais concorridos da América do Sul. As mudanças foram realizadas com base no feedback dos jurados, das cervejarias e também em questões observadas pela própria organização no decorrer destes anos.

Dentre as principais alterações, está a criação da categoria experimental, destinada a cervejas que ainda não foram lançadas pela cervejaria, porém devidamente registradas no MAPA. Estas cervejas serão avaliadas pelos jurados junto com as outras inscritas no estilo. A premiação do estilo continuará da mesma forma. “Teremos a The Best of Show que escolhe a melhor cerveja do concurso e o The Best of Show Experimental, entretanto, as cervejas inscritas na categoria experimental não serão contabilizadas para a escolha da Melhor Cervejaria”, explica Amanda Reitenbach, diretora técnica do concurso.

premiação da The Best of Show também sofreu algumas mudanças. Para 2016, as cervejarias devem indicar até cinco rótulos inscritos para participar da escolha da melhor cerveja do concurso. Além da indicação, os rótulos precisam ter recebido medalhas de ouro ou prata na avaliação dos jurados.

A grande novidade fica por conta da inclusão do estilo Cerveja Brasileira, criado pela comissão organizadora do concurso. “Buscamos valorizar a grande variedade de ingredientes brasileiros que podem ser adicionados à cerveja”, conta Amanda.

Além disso, a comissão organizadora destaca outros pontos importantes do novo regulamento, são elas: a mudança no número de garrafas enviadas; a obrigatoriedade de identificação em todas as garrafas enviadas, para que cerveja inscrita não seja desclassificada; a proibição de inscrição da mesma cerveja em diferentes estilos; e a importância de enviar junto com a cerveja condimentos, especiarias, frutas e qualquer outro ingrediente diferenciado utilizado na produção da cerveja (seja em formato de geleia, ou extrato ou outra forma que preserve as características do produto). “Este procedimento é de fundamental importância na análise da cerveja que está sendo julgada, principalmente se ela for avaliada por um jurado internacional”, destaca.

Para avaliar o grande volume de cervejas que devem participar do concurso, a comissão organizadora anuncia também um corpo de jurados maior e com mais participações internacionais. Nesta edição, são 21 convidados internacionais de 16 países. Juízes da Alemanha, Bélgica, Canadá, Chile, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Japão, México, Polônia, Uruguai, Venezuela irão compor as mesas do júri ao lado de 27 brasileiros.

O novo regulamento do IV Concurso Brasileiro de Cervejas já está disponível no site do concurso (através deste link). Esclarecimentos e maiores informações pelo e-mail concurso@festivaldacerveja.com.br.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*