Texto: Andréia Ramires | Foto: Divulgação
Considerada uma das competições de cerveja mais prestigiadas do mundo, o 16º European Beer Star realizou a cerimônia de premiação do concurso no dia 11 de novembro, na feira da Brau Beviale, em Nuremberg/ALE. As cervejarias Backer (MG), Lohn Bier (SC) e Noi (RJ) foram as brasileiras que subiram ao pódio.
A 16ª edição contou com 2.483 cervejas inscritas de 47 países diferentes, tendo o aumento de 6% em relação ao ano anterior. Ao todo, 145 juízes de 28 países compuseram o quadro de avaliadores, sendo eles mestres-cervejeiros, sommeliers e conhecedores de cerveja. As análises foram realizadas durante dois dias, premiando com medalhas de ouro, prata e bronze em 67 tipos de cerveja.
Julgando aparência, espuma, cheiro, sabor e características de cada estilo, três brasileiras ganharam medalhas. A Backer conquistou ouro na categoria Scotch Ale Wee Heavy com a cerveja Reserva. A Lohn Bier levou medalha com a Carvoeira na categoria Herb and Spice Beer, enquanto a Noi foi premiada com bronze na categoria Wood and Barrel Aged Strong Beer, com o rótulo Cioccolato Barile.