Tiago Schaumlöffel, cervejeiro caseiro desde 2011 e juiz BJCP, ministra cursos na área cervejeira e é engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologia.
A levedura é um dos ingredientes mais caros na fabricação da cerveja caseira, podendo superar o custo do lúpulo e até mesmo do malte em algumas receitas. No intuito de economizar, alguns cervejeiros acabam optando por utilizar menos fermento do que o indicado, abrindo mão do controle sobre a qualidade da cerveja.
Existem, porém, outras maneiras de economizar com fermento, obtendo um resultado final mais saudável à sua cerveja. Uma delas é coletar e reutilizar levedura que já passou por uma fermentação. O mesmo fermento pode ser reutilizado de maneira segura até quatro vezes, sem riscos de sofrer mutações.
Quer ler a matéria completa? Adquira a edição 46 da Revista da Cerveja.





