APL de Cervejas Artesanais é selecionado em Programa de Fomento

Verba de R$ 490 mil será utilizada para equipar Centro de Tecnologia Cervejeira do Instituto Federal de Sertãozinho; projeto foi apresentado pelo Polo Cervejeiro de RP.

O Arranjo Produtivo Local (APL) de Cervejas Artesanais de Ribeirão Preto foi selecionado para receber investimentos da ordem de R$ 490 mil do Programa de Fomento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do governo do estado de São Paulo.

O grupo de entidades que fazem parte do APL apresentou, por meio do Polo Cervejeiro, um dos núcleos do programa Empreender da ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), um projeto para equipar o Centro Multidisciplinar de Tecnologia Cervejeira do Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Sertãozinho.

A verba será utilizada para aquisição de equipamentos para análise de qualidade físico-química e microbiológica de produtos e insumos e também para a digitalização e automação da planta piloto do Instituto.

“Os alunos do curso técnico terão acesso a essa infraestrutura supermoderna e também poderemos ofertar cursos de curta duração e de extensão específicos, desenvolver pesquisa e inovação e prestar serviços de análise para as cervejarias”, explica o coordenador do projeto, Jean Rodrigues.

Além do Polo Cervejeiro da ACIRP e do Instituto Federal de São Paulo, fazem parte da goverança do Arranjo Produtivo Local o Supera Parque e o Sebrae. O APL das cervejarias artesanais abrange 18 fábricas e diversas empresas que empregam mais de 450 trabalhadores.

“O alto custo dos equipamentos acaba sendo proibitivo para uma pequena ou mesmo média cervejaria adquiri-lo e mantê-lo. Ao mesmo tempo, uma indústria sozinha acaba não tendo demanda que justifique o investimento. Daí a vantagem do associativismo: juntas, as empresas, ainda que de um mesmo setor e concorrentes ente si, conseguem se beneficiar mutuamente”, explica o presidente da ACIRP, Dorival Balbino.

Para Rodrigo Natal Duarte, um dos representantes do Polo Cervejeiro, o aporte do Programa de Fomento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico vem para coroar o trabalho do Polo, que começou em 2012 e seguiu consistente ao longo destes anos muito em função do apoio da ACIRP, tendo sido reconhecido como APL pelo governo do estado em 2018.

“Este investimento é um passo importante e consolida o Instituto de Sertãozinho como referência em pesquisa e formação de mão de obra para micros, pequenas e médias cervejarias no Brasil”, avalia.

Segundo Dalton Marques, Gerente de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Supera Parque, a entidade cumpre seu compromisso com o ecossistema empreendedor de Ribeirão Preto e região, apoiando Arranjos Produtivos Locais. “Temos tradição na produção de cervejas artesanais e, com essa infraestrutura laboratorial, a indústria cervejeira pode se fortalecer ainda mais, contribuindo pra toda economia local”, comenta Marques.

Novos investimentos

Os recursos do Programa de Fomento serão destinados a equipamentos para espectrofotometria para análise de cor e amargor (IBU) e compostos desejáveis e indesejáveis que fazem parte das cervejas, bem como para medição de gases dissolvidos que impactam diretamente no tempo de prateleiras das bebidas.

Entre as verificações físico-químicas possíveis no novo laboratório estão análise de extrato, teor alcoólico, calorias e análise de insumos como malte e lúpulo, este último já cultivado na região de Ribeirão Preto. Também serão adquiridos equipamentos para complementar as análises microbiológicas já realizadas pelo Instituto.

A cervejaria piloto do Instituto receberá sensores, investimentos em sistema de automação e data cloud visando a digitalização de processos e estudos na área da chamada Indústria 4.0 dentro da área de engenharia.

Sobre o Polo Cervejeiro

O Polo Cervejeiro é um dos núcleo setoriais do Programa Empreender da ACIRP. Fundado no dia 11 de novembro de 2015, congrega sete cervejarias artesanais de Ribeirão Preto e região. Tem como principal objetivo promover ao público de sua área de atuação o aprimoramento da cultura da cerveja, despertando e disseminando o interesse pela apreciação de diferentes sabores e estilos, a história da cerveja, seu processo de produção e sua relação com a diversão e a socialização.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*