Chega em Cuiabá o primeiro Festival da Cerveja Artesanal de Mato Grosso

Reunião Festival da Cerveja Artesanal MT

Em Mato Grosso, o cenário cervejeiro está em franca expansão. Para aproveitar isso, Cuiabá recebe nos dias 12 e 13 de julho a primeira edição do Festival da Cerveja Artesanal de Mato Grosso. O evento reunirá cervejarias, empresários do segmento e apreciadores.

O objetivo do Festival é fortalecer o mercado regional em prol de proporcionar o intercâmbio de informações e o contato com diversos estilos de cervejas. Durante a reunião para traçar o evento, organizadores, representantes do setor, empresários e cervejeiros buscaram levar novos rótulos e sabores ao consumidor.

“Buscamos um evento diferenciado, algo que já acontece em grandes praças – como em Santa Catarina, que tem um dos maiores festivais de cerveja do mundo. Além de opções de estilos, praça de alimentação e atrações musicais, o evento contará com concurso e congresso técnico para quem quer se aprofundar no tema”, explica Paula Scanagatta, diretora da Up Eventos e co-idealizadora do festival.

De acordo com o presidente da Abracerva, Carlo Lapolli, o festival tem como papel reforçar a qualidade e tradição da produção mato-grossense. “O mercado regional de cerveja artesanal já tem um tempo de tradição, mas agora tem crescido em ritmo acelerado. A cerveja artesanal está chegando nos supermercados e as pessoas passaram a prová-la.”

Carlo complementa que o grande desafio do setor é que as cervejas sejam bem aceitas. “No Brasil, temos cerca de 900 fábricas instaladas e as pessoas passaram a ver que não é preciso trazer algo de fora para apreciar um bom produto. No festival, o público terá a oportunidade de ter essas cervejarias unidas e, é claro, degustar seus produtos. Será uma oportunidade ímpar para conhecer essa riqueza de estilos”, ressalta.

A gastronomia aliada

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) também vai participar do Festival da Cerveja Artesanal de Mato Grosso como apoiador. Conforme explica o presidente da Abrasel, Fernando Medeiros, o cliente está cada vez mais exigente e com paladar apurado, o que requer dos bares e restaurantes a oferta de novos produtos.

“A bebida é de extrema importância para o setor da gastronomia. E o festival é a oportunidade de o consumidor conhecer diversas marcas e estilos, ter a oportunidade de degustar e aprender a harmonizar os pratos com determinado tipo de cerveja. A cerveja artesanal já caiu no gosto dos consumidores. Esse pode ser um movimento sem volta”, comenta.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*