Conheça os jurados do Campeonato Mundial de Sommeliers de Cervejas

Beer Sommelier World Championship — evento que reúne profissionais da sommelieria do mundo inteiro terá o Brasil, pela primeira vez, como anfitrião. Prova final ocorre no dia 18 de julho em São Paulo.

Realizado a cada dois anos pela Doemens Akademie, instituição educacional voltada ao segmento de bebidas e alimentos, o Campeonato Mundial de Sommeliers de Cervejas conta ainda com o apoio de gigantes do setor: Barth-Hass Group, maior fornecedor de lúpulo do mundo, drinktec, prestigiada feira de tecnologia em bebidas, e Academia Barbante de Cerveja, instituição brasileira que representa a World Brewing Academy, entidade firmada pela união da Doemens Akademie com a Siebel Institute of Technology.

_DSC0307-2

O dia 18 de julho demandará foco e disposição dos competidores, que se reunirão na sede da Academia Barbante para realização das pré-eliminatórias do Campeonato. Dessas etapas, sairão seis finalistas, que irão mostrar suas habilidades de improviso em uma apresentação aos jurados e público, durante o Degusta Beer & Food — evento que ocorre simultaneamente à feira Brasil Brau na capital paulista. Na ocasião, importantes nomes irão avaliar o desempenho dos sommeliers. São eles: as alemãs Petra Westphal (diretora da drinktec) e Dra. Elisabeth Wiesen (especialista em lúpulos do grupo Barth Haas), a brasileira Tatiana Spogis (terceira colocada na última edição do Campeonato Mundial em 2013), o alemão Oliver Wesseloh (campeão na última edição do Campeonato), o brasileiro Manoel Beato (renomado sommelier do Grupo Fasano), e o alemão Dr. Wolfgang Stempfl (diretor geral da Doemens Akademie). “Estas incontestáveis experiências profissionais dos jurados permitirão avaliações imparciais, justas e soberanas”, garante Cilene Saorin, diretora de educação da Doemens no Brasil.

_DSC0237-2
Cilene Saorin foi uma das juradas da 3ª edição do Campeonato Mundial de Sommeliers de Cervejas

Conheça um pouco mais sobre os jurados:

Petra Westphal

Petra Westphal é diretora da Messe München, corporação responsável pela drinktec. Também é jurada do European Beer Star e das edições anteriores do Campeonato Mundial de Sommeliers de Cervejas.

Dra. Elisabeth Wiesen

É especialista em lúpulos do grupo Barth Haas, uma das maiores companhias especializadas em lúpulos do mundo.

Tatiana Spogis

É designer gráfico e beer sommelier. Desde 2002, atua como gerente de marketing da Bier&Wein, importadora brasileira de cervejas. Em 2013, conquistou o terceiro lugar no Campeonato Mundial de Sommeliers de Cervejas, na Alemanha. Integra a direção e o conselho da Academia Barbante de Cerveja, onde também leciona.

Oliver Wesseloh

Oliver Wesseloh é mestre cervejeiro e sommelier de cervejas. É o atual campeão do Campeonato Mundial de Sommelier de Cervejas. Recentemente apresentou ao mercado internacional sua própria cervejaria: Kreativbrauerei.

Manoel Beato

Manoel Beato é sommelier respeitado e renomado no Brasil e no mundo. Desde 1992, lidera a equipe de sommelieria do Grupo Fasano. Combina vinho com gastronomia, música e literatura como poucos através de seu programa de rádio Adega Musical. Autor do livro Guia de Vinhos Larousse.

Dr. Wolfgang Stempfl

Dr. Wolfgang Stempfl é diretor geral da Doemens Akademie. Representa a comunidade acadêmica cervejeira, sendo considerado referência mundial em diversas áreas de estudo. Em 2002, idealizou o projeto de educação Sommelier de Cervejas, que se concretizou pioneiramente no mundo em 2004 através da Doemens na Alemanha. Atua como jurado em diversas competições internacionais como European Beer Star, World Beer Cup e Japan Beer Grand Prix.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*