Editora Blucher publica guia para o setor cervejeiro

Texto: Andréia Ramires | Imagem: Divulgação

Edição brasileira de “O guia Oxford da cerveja” é a primeira publicação fora da língua inglesa e conta com a edição de Iron Mendes, fundador e CEO da Maniacs Brewing Co.

De fermentações caseiras, em abadias e em pequenas cervejarias artesanais aos grandes conglomerados multinacionais, a cerveja sempre foi a bebida fermentada mais apreciada mundialmente. O guia Oxford da cerveja, editado por Garrett Oliver e publicado pela editora Blucher, é a obra mais abrangente já lançada sobre o tema.

Renomado mestre-cervejeiro, Oliver agrupou o vasto conhecimento e as pesquisas de mais de 160 especialistas em cerveja oriundos de mais de vinte países para confeccionar este guia, que conta com mais de mil verbetes – muitos deles sobre temas que ainda não haviam sido abordados em outras obras do gênero.

Escrito de forma clara e acessível, o livro busca cobrir os principais temas de interesse para cervejeiros, profissionais do ramo de alimentos e bebidas ou entusiastas. Com detalhes sobre o processo de produção da cerveja e sobre a história da bebida, dentre diversos assuntos a obra fala desde variedades de lúpulo e cevada ao perfil das regiões e dos países produtores de cerveja, como também se aprofunda nos estilos de cerveja, na harmonização gastronômica e nos tipos de copo e condicionamentos em barril de madeira.

O chef norte-americano Tom Colicchio afirma: “O guia Oxford da cerveja oferece um relato completo não apenas da história da cerveja, mas também de sua ciência e de sua arte, em um momento em que, mais do que nunca, as pessoas estão dispostas a levar a cerveja a sério. Neste volume, Oliver e numerosos especialistas reuniram o que se sabe sobre a bebida em todo o mundo, criando quase um simpósio sobre a cerveja, em um escopo nunca antes visto. E nós, como leitores, podemos nos sentar na primeira fileira”.

Sobre o editor

Garrett Oliver é o mestre-cervejeiro na The Brooklyn Brewery e uma das maiores autoridades no assunto cerveja. Organizador de mais de 700 eventos de degustação e harmonização em doze países nas últimas décadas, ele talvez seja mais conhecido por seu premiado livro A mesa do mestre-cervejeiro. Apareceu em diversos programas de televisão e em outros veículos, escreve regularmente para revistas e jornais do ramo de alimentos e bebidas e é um experiente jurado de concursos cervejeiros profissionais. Sua ocupação principal é a criação da respeitada gama de cervejas da The Brooklyn Brewery.

Informações técnicas

Título: O guia Oxford da cerveja
Editor: Garrett Oliver
Editora: Blucher
Preço: R$ 180
Número de páginas: 1.056
ISBN: 978-65-5506-000-3

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*