Festival da Cerveja Gaúcha, fermentando a cena local

Nos dias 19 e 20 de setembro, o Parque da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul/RS será palco da celebração de uma revolução que, desta vez, não é Farroupilha, mas sim cervejeira! Trata-se do 1º Festival da Cerveja Gaúcha, evento que tem como objetivo apoiar o trabalho das cervejarias do Rio Grande do Sul.

Mais de 50 microcervejarias – muitas delas ganhadoras de prêmios nacionais e internacionais –, um público ávido por cervejas especiais, diversas associações de cervejeiros caseiros e uma comunidade de homebrewers cada vez maior. Esses são os representantes do Rio Grande do Sul na revolução cervejeira que vem ganhando forma (e seguidores) Brasil afora. Pensando nisso que o 1º Festival da Cerveja Gaúcha foi criado. Um evento que reunirá em dois dias boa parte desses protagonistas para celebrar a cena cervejeira sul-rio-grandense.

A primeira edição do festival contará com 90 torneiras de cervejas e nada menos do que 26 micros, mais da metade do total em operação no estado. Da cidade sede do festival, estão confirmadas HBier e Heilige. Da capital Porto Alegre: Abadessa, Babel, Baldhead, Coruja, Horst & Biemann, Irmãos Ferraro, Lagom Brewery & Pub, Malvadeza, Perro Libre, Seasons Craft Brewery, Távola Cervejas Especiais e Tupiniquim. Da cidade de Novo Hamburgo, as microcervejarias Baita Bier e a Maniba. De Passo Fundo, Farrapos e Lake Side Beer. Também estarão no evento Alenda Bier, do município de Morro Reuter, Barley, de Capela de Santana, Farol, de Canela, Hunsruck, de Dois Irmãos, Imigração, de Campo Bom, Rasen Bier, de Gramado, Selva, de Cachoeira do Sul, e Urwald Bier, de São Vendelino. Os estilos? Os mais diversificados possíveis! Das mais tradicionais Pilsens, até as mais inventivas e aromáticas India Pale Ales, passando por Amber Ales, Porters, Stouts e Weizenbiers. Ou seja, o festival promete agradar a todos os paladares! Para acompanhar, quatro opções gastronômicas estão garantidas no evento, são elas: Hilda G, Bavária Pretzel e os Food Trucks Versão Brasileira e Trattoria sobre Rodas.

E como em todo festival que se preze, a boa música não poderia faltar. Por isso, a programação contará com várias apresentações. No dia 19, às 19h, a banda Marmota Jazz abrirá os trabalhos com uma trilha jazzista. Na sequência, às 20h, a banda Dingo Bells levará toda sua “psicodelia brazuca” para o palco. Para encerrar o primeiro dia de festa, Gustavo Telles e Os Escondidos farão uma apresentação que mistura folk rock, blues e soul. Já no dia 20, às 17h, quem inicia os shows do FCG é ninguém menos que o punk cervejeiro Wander Wildner. Na sequência das festividades, às 19h, o trio Irish Fellas, junto de Alex Navar e o norte-americano Andrew Finn, fará um som que mistura música folclórica instrumental e música cantada. Às 21h, quem toca é a banda Trem Imperial, com sua fusão de reggae jamaicano e rock inglês. E para fechar os trabalhos, às 23h, a banda de Joiville/SC Uhul promete descontrair o público com sua música folclórica em ritmo de rock n’ roll. Não faltará diversidade cervejeira – muito menos musical – no Festival da Cerveja Gaúcha!

Os ingressos para a festa podem ser adquiridos antecipadamente através do site, em pontos de venda – que podem ser conferidos aqui – ou no local do evento. Além da entrada na festa e acesso aos shows, cada ingresso dá direito a um caneco oficial do FCG.

Errata: Na edição #12 da Revista da Cerveja, publicamos a data errada do evento. Pedimos desculpas aos organizadores e a todos os envolvidos no Festival da Cerveja Gaúcha.

Assista ao vídeo oficial do festival!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*