Porto Alegre Beer Fest, promovendo a cerveja local

POA Beer Fest

O evento reuniu mais de 800 pessoas na microcervejaria Babel no último sábado

“É um evento direto do cervejeiro para o público, sem atravessadores.” O cervejeiro e proprietário da microcervejaria Babel, Humberto Fröhlich, foi enfático.  E de fato, o 1º Porto Alegre Beer Fest foi realizado em forma de força tarefa, as microcervejarias da capital e região metropolitana Lagom, Irmãos Ferraro, Seasons, Maniba, Baldhead, Távola e a anfitriã Babel uniram-se, arregaçaram as mangas e fizeram o evento acontecer. A festa ainda teve como convidada, mais do que especial, a Cerveja Coruja, também de Porto Alegre. Em virtude do espaço disponível, o local escolhido para sediar o evento foi a fábrica da Babel, localizada no efervescente polo cervejeiro do bairro Anchieta, em Porto Alegre.

A ideia surgiu em 2013, mas tomou forma em outubro deste ano, logo após o Festival da Cerveja Gaúcha. Segundo Ulisses Bragaglia, sócio da Irmãos Ferraro e um dos principais organizadores do POA Beer Fest, o foco é mostrar ao público a cultura cervejeira da capital e arredores. “Queremos que saibam que aqui existem muitas cervejarias com produtos de qualidade”, afirma. E ao que tudo indica, os apreciadores já previam o que de bom encontrariam por lá – uma semana antes do evento, eles esgotaram os mais de 700 ingressos disponíveis.

Quem participou da festa teve a chance de experimentar diversos estilos, e ainda levar para casa alguns souvenirs, como camisetas, copos e porta-copos exclusivos, que as micros estavam comercializando. A Acerva Gaúcha também marcou presença e realizou, durante o dia, a brassagem de uma American India Pale Ale, uma maneira de trocar experiências com outros cervejeiros e divulgar a associação. “Esse evento foi providencial para termos um evento anual, mostrando as verdadeiras cervejas de Porto Alegre e região”, destaca Guenther Sehn, presidente da associação. A ação também foi uma forma de mostrar aos curiosos e visitantes como quase todas as cervejarias começam –  em casa, com pequenas panelas. “É interessante que as pessoas possam ver que fazer cerveja não exige um equipamento fantástico, é algo que tu podes fazer inclusive em casa, em volumes menores, com um trabalho reduzido, que te permite ter um hobby e beber uma cerveja com qualidade diferenciada“, afirma José Rosa, sócio da Acerva Gaúcha.

Além da troca de conhecimento e da boa cerveja, os participantes do POA Beer Fest puderam saborear as delícias gastronômicas da Bavária Pretzel e dos food-trucks Pueblo e Versão Brasileira, além dos sanduíches de almôndega From Hell, que a equipe da Lagom preparou. Para animar a casa, também teve muito rock ‘n’ roll dançante das bandas Trabajo Cubano, MariaQuem e Common Fire, que tocaram até  o final da festa. Um dia que merece um espaço especial no calendário de eventos cervejeiros da capital dos gaúchos. Um brinde!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*