Hop & Cold: café para os lúpulomaníacos

Quando um especialista em cafés encontra inquietos entusiastas da cultura cervejeira, só poderia nascer algo que agradasse aos paladares desses dois universos.

IMG_2116Empolgados com a ideia de criar um produto inovador que unisse cerveja e café, os capixabas Bruno Reis e Marcelo Costa, que estão a frente da Abridor (que promove eventos, degustações e interação cervejeira), lembraram do cold brew — tipo de café extraído a frio que vem ganhando espaço no mercado brasileiro. Após realizarem pesquisas, a dupla descobriu que no país não havia uma versão comercial da bebida com adição de lúpulo. Daí foi um pulo para entrarem em contato com o conterrâneo Vagner Benezath, da Kaffa Cafeteria, parceira de longa data da Abridor, para criação do Hop & Cold.

Produzido dentro da Kaffa Cafeteria, a novidade é resultado da infusão do café em água fria por 24 horas, que depois é filtrado, recebe a adição de lúpulo e, então, é lacrado — segundo o time, “para que a mágica aconteça”. A bebida que surge dessa alquimia é refrescante, “ideal para o verão e que combina muito bem com doces”, acrescentam. No nariz, a combinação do café com o toque cítrico e frutado da planta.

IMG_2114O primeiro lote foi elaborado com café catuaí 81, de Castelo/ES, e o lúpulo neozelandês Motueka. Já no segundo, foi combinado o catuaí vermelho, de Caparaó/ES, com o lúpulo americano Cascade. Segundo os idealizadores, a proposta é que, a cada lote, seja mudado tanto o café como o lúpulo — ou seja, uma bebida diferente a cada lançamento.

Por enquanto, o Hop & Cold será produzido em séries limitadas, comercializadas em eventos e na Kaffa Cafeteria, mas o time já planeja uma versão engarrafada deste que é o primeiro cold brew lupulado vendido no país.

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*