Caropreso com cerveja: pais contemporâneos e suas cervejas

Por Luiz Caropreso, sommelier de cervejas, professor pela Doemens Akademie e diretor da BeerBiz – Cultura Cervejeira.

Olá, meus amigos cervejeiros.

O Dia dos Pais será comemorado este ano no dia 14 de agosto, e no meu entender existem vários tipos de pai. O meu se encaixa em um deles, e acredito que o de vocês também.

Antes de entrarmos nas harmonizações, quero deixar meu beijo enorme ao meu “babbo” que, apesar de não curtir cervejas muito complexas, sempre adorou um chope bem tirado.

  • Pai lupulomaníaco: esse apaixonado pelas IPAs e APAs teria um dia de glória comemorando com seus filhos num foodpark, devorando hambúrgueres enormes, com muito queijo, bacon, maionese e tudo que for possível dentro, acompanhado da Bazooka da Dádiva, uma cervejaria de Várzea Paulista/SP. Essa cerveja é uma Double IPA com 8,7% de álcool, muito equilibrada, extremamente aromática que exala cítricos e frutas tropicais, perfumando todo o entorno de quem a estiver bebendo. Funciona perfeitamente cortando as gorduras do burger e preparando a boca para uma nova mordida.

cerveja-dadiva-bazooka-double-ipa-300ml

  • Pai antenado: este pai geek, para comemorar a data, pesquisou no Untappd e optou pela Tonka, uma Saison colaborativa entre a belga Fantôme e a Morada Cia. Etílica, de Curitiba/PR. Seis especiarias, entre as quais cumaru, cubeba e jambu passeiam em um líquido com 8% de álcool. De textura com cremosidade proporcionada pela aveia, acompanha muito bem um prato paraense como o arroz de jambu com bolinhos de aviú.

fantome-tonka-65949

  •  Pai esportista: nosso pai fitness levanta cedo e, após uma sessão de alongamentos, faz uma “corridinha básica” de 6 km. Ao retornar para casa, se hidrata com uma Erdinger Alkoholfrei. Produzida em Erding, Alemanha, essa Weiss tem menos de 0,5% de álcool, é totalmente natural, livre de aditivos químicos e se presta para repor sais minerais e proteínas de maneira melhor que os isotônicos industrializados. Para o almoço, uma saladinha e um belo prato de nhoque com substancioso molho de tomates e bastante queijo parmesão, porque um pai fitness também precisa de carboidratos.

111010_erdingersport

Identificou seu pai? Qual é o seu? Feliz Dia dos Pais a todos!

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*