Caropreso com cerveja: Oktoberfest brasileira

Olá, meus amigos cervejeiros!Outubro é um mês muito especial para os apaixonados por cerveja. Comemora-se a Oktoberfest, uma festa que teve origem no ano de 1810 em Munique para as bodas de casamento do príncipe Ludwig I da Baviera e da princesa Teresa da Saxônia. Hoje, a Oktoberfest é celebrada em vários países, dentre os quais o Brasil.

Nesta coluna vamos destacar algumas harmonizações com cervejas e pratos servidos na Oktoberfest de Blumenau, a mais famosa do país.

Das Bier Roggen Kölsch: uma Kölsch que, no lugar do trigo, leva centeio, que traz uma certa cremosidade e alguma adstringência para a cerveja. Produzida na cidade de Gaspar/SC, essa cerveja com 5% de teor alcóolico se presta para iniciarmos os trabalhos com alguns aperitivos. Sugiro o bolinho de linguiça Blumenau, um clássico da região, e o hackepeter, um canapé com carne bovina muito bem temperada, montada crua sobre fatias de pão e coroada por cebola bem picadinha.

cerveja-artesanal-roggen-kolsch-500ml

Eisenbahn Oktoberfest: uma cerveja desse estilo não poderia faltar. Produzida em Blumenau/SC, a Eisenbahn Oktoberfest é uma cerveja de um dourado escuro, 5,5% de teor alcoólico e uma presença deliciosa dos maltes. Proponho para ela um dos pratos mais tradicionais da Baviera, o schlachtplatte,uma verdadeira farra gastronômica onde nos são apresentadas iguarias como joelho de porco, costeleta, salsichas e chouriço, guarnecidas por muito chucrute e batatas cozidas.

cerveja-eisenbahn-oktoberfest-ed-limitada-355ml

Bierland Vienna: atual detentora do título de melhor Vienna Lager do mundo pelo WBA, também produzida em Blumenau/SC, apresenta uma coloração marrom acobreada com 5,4% de álcool. Aromas característicos do malte e um toque sutil de lúpulo lhe dão uma personalidade distinta dentre as cervejas desse estilo. A Bierland Vienna acompanha muito bem o famoso pato com castanhas e frutas secas. Os componentes aromáticos e de sabor da cerveja criarão sensações deliciosas junto ao prato.

grande-s-vienna

Blumenau Capivara Little IPA: definitivamente o estilo American IPA caiu no gosto dos consumidores brasileiros e não poderia faltar numa festa que é a apoteóse da cerveja. Medalha de ouro no Brussels Beer Challange 2015, feita pela cervejaria Blumenau, da própria cidade em Santa Catarina, apresenta-se com 6,6% de álcool e uma linda e cristalina coloração alaranjada, trazendo aromas cítricos, herbais de grama cortada, um leve malte no fundo, e na boca um marcante amargor. A Capivara Little IPA fará uma bela ponte entre os EUA – país de origem deste estilo –, e a Alemanha, se a combinarmos com um dos pratos mais consumidos na Baviera: o currywurst. As características de álcool, carbonatação e amargor darão conta de limpar o palato e potencializarão os condimentos.

cerveja-blumenau-capivara-little-ipa

Prost!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*