Marketing Cervejeiro — Venda mais que a sua cerveja. Venda o seu propósito!

Por Érica Barbosa, mercadóloga, mestranda em Mídias Criativas, mestre em estilos de cervejas, mixologista e fundadora do instituto Marketing Cervejeiro.

Muito tem se falado sobre a importância do marketing digital nos tempos atuais. As estratégias digitais sempre foram fundamentais para o ramo cervejeiro, já que somos um nicho de mercado e, na maioria das vezes, não faz sentido investir em mídias de massa, em que o custo é muito alto e o público impactado é muito abrangente. É preciso abrir mercado, mas há outras formas mais estratégicas e econômicas de atingir esse objetivo. Por meio de ferramentas digitais, conseguimos atingir o público que desejamos de forma muito assertiva a um baixo custo e, assim, podemos decidir quanto estamos dispostos a investir. E agora, com a maioria do consumo de cerveja artesanal em casa, os canais de venda e comunicação digitais se tornaram mais relevantes do que nunca.

Mas será que só entender sobre conteúdo, engajamento e métricas basta? Se a sua cerveja não tiver um posicionamento que a diferencie, um rótulo atraente e coerente com o seu conceito, uma boa estratégia de distribuição e relacionamento com os pontos de venda, precificação adequada ao valor percebido pelo seu público e equiparada às marcas que concorrem diretamente com a sua, e uma equipe qualificada e motivada a gerar resultados, não há post que faça milagre nas vendas. E se, no fim, a pessoa que consumir não gostar, não irá recomprar e ainda poderá avaliar negativamente, seja nos apps cervejeiros ou nas suas mídias sociais.

Então, não adianta também sermos bons no que chamam de “marketing” sem qualidade de produto. Produzir boas cervejas é o pré-requisito mínimo para uma cervejaria ser bem sucedida. Faz parte do marketing a preocupação com o produto, assim como preço, praça, promoção e pessoas. É estudo de mercado, avaliação de cenários, planejamento estratégico, execução de ações e gestão.  No fim, entendemos que marketing é mercadologia, a ciência que estuda o mercado consumidor para criar vantagem competitiva. Digital é apenas o meio que utilizamos para comunicar, nos relacionarmos e obtermos insights para gerar inteligência de design de produtos e vendas.

É muito comum ver negócios cervejeiros partindo direto para o plano de ação sem passar pelas etapas anteriores do planejamento. Mas, antes de tudo, é imprescindível definir qual é o seu propósito no mercado e que valores a sua cerveja entrega. Um propósito bem definido é o que torna uma marca autêntica. Posicionar-se no mercado leva tempo e, para isso, precisamos seguir a essência em todas as ações. Além disso, comunicar a proposta de valor é sempre mais efetivo do que falar apenas do produto em si.

Por exemplo, durante a quarentena, você acha que divulgar apenas que a sua cerveja pode ser pedida no delivery é o suficiente para que os seus seguidores se tornem compradores? E se você mostrasse quais são os benefícios que a sua cerveja artesanal pode proporcionar no momento de isolamento social? Alívio para tensão, relaxamento nos momentos de lazer, autocuidado ao fazer algo que se gosta, uma experiência sensorial prazerosa em meio a dias difíceis e, ainda, proximidade com quem está distante através de happy hour virtual. Junto a essa proposta de valor, é importante comunicar o seu propósito, que pode ser a contribuição para a economia local, a valorização de determinada cultura, a adoção de alguma causa ou a preocupação com o meio ambiente.

Fazer mais do mesmo só porque os outros estão fazendo não vai te diferenciar no mercado cervejeiro. Para um bom marketing, venda mais que boas cervejas. Comece buscando ter consciência do tempo em que estamos vivendo, reflita sobre quais são os seus propósitos, planeje as suas ações de acordo com o seu posicionamento, humanize a sua marca e entregue valor. Lembre que o mercado é feito por e para pessoas.

Foto: Layana Teixeira

One Comment

  1. Érica é uma das minhas maiores referências no Marketing, além de ser uma pessoa incrível!
    Aprendi demais no curso dela.
    Marketing Digital é a uma revolução na hora de vender sua cerveja ou serviço.

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