My Beer Factory & Pub vai possibilitar que o público crie sua própria receita

A My Beer Factory & Pub (SC) está com uma proposta inédita no Brasil. A ideia da nova cervejaria, localizada na Alameda Rio Branco e com inauguração prevista para início de outubro, é proporcionar uma experiência única para quem aprecia a bebida, fazer sua própria receita de cerveja.

Iniciativa dos empresários Roberto Bueno, Maurício Leibovitz e Daniel Fraga, a My Beer nasce com um conceito que a diferencia das tradicionais cervejarias da região. A proposta vai muito além de oferecer um espaço para degustar um chope artesanal ou fazer uma visita a uma fábrica de cerveja. No novo endereço de Blumenau, o público poderá fazer uma verdadeira imersão no universo da cerveja.

“Em uma fábrica com equipamentos industriais de última geração e o acompanhamento de um mestre cervejeiro, o cliente poderá produzir uma cerveja criada na hora ou até mesmo uma receita herdada de família”, comenta Bueno. A ideia é oferecer uma experiência única, ou seja, permitir que uma pessoa possa produzir sua própria receita, mesmo sem conhecimento sobre o assunto, e ainda participar das etapas de produção.

“O processo para produzir 1 litro ou mil de litros de cerveja artesanal é praticamente o mesmo. Então, imaginamos um lugar que se encaixa entre uma cervejaria artesanal – que tem lotes de produção superior a mil litros para cada cerveja – e o cervejeiro caseiro, que faz sua cerveja em quantidades menores, mas precisa ter os equipamentos em casa. Nosso objetivo é contemplar este apreciador de cerveja, que não faria uma grande quantidade nas cervejarias nem gostaria de fazer cerveja em casa. Depois de pronta, ele vai poder dizer: ‘My Beer, a minha cerveja’”, afirma.

A casa de dois pavimentos, decorada em estilo industrial americano e com o clima despojado de pub, será dividida em dois espaços diferentes: a factory, no piso superior, área restrita ao staff da casa e aos clientes que irão produzir a cerveja; e o pub, no andar térreo. Assim que chegar, o cliente será convidado a fazer uma degustação de diferentes cervejas para escolher qual lhe agrada mais.

O próximo passo será escolher o estilo e as caraterísticas (com três variações de teor alcoólico, amargor e cor) da cerveja que irá produzir. Escolha feita, é hora de imprimir a receita e partir para a produção. “O cliente poderá participar de vários processos, como pesar e moer o malte, e até mesmo da brassagem (cozimento do malte), que ele poderá acompanhar dentro da fábrica ou em uma sala VIP degustando uma cerveja”, explica Bueno.

Depois disso é só aguardar. A cerveja ficará na My Beer por um período de 30 a 40 dias, dependendo do estilo, para o processo de fermentação e maturação. Em seguida será envasada em barril ou garrafa, numa quantidade que pode variar de 40 a 200 litros. “Essa é uma cerveja para consumo próprio, portanto não poderá ser comercializada. O objetivo é que o cliente leve para beber com a família e os amigos. Dependendo da cerveja e do nosso interesse, também produziremos uma quantidade maior para oferecer no pub”, ressalta.

MANTENHA-SE INFORMADO SOBRE O MERCADO CERVEJEIRO

Insira seu nome e email para receber nossas informações

Comments are closed.