Texto: Andréia Ramires | Foto: Divulgação
A cidade de Pinhais/PR vai ganhar uma nova cervejaria artesanal: a Monkeys Bera. A inauguração oficial vai ocorrer no dia 9 de novembro, das 10h às 21h.
A Monkeys Berá passará a contemplar a Rota da Cerveja de Pinhais, sendo a sétima cervejaria participante. O pontapé inicial vai acontecer no sábado, quando a marca vai inaugurar a sua fábrica e bar. O evento é pet friendly e aberto ao público mediante entrada de 1 kg de alimento não perecível ou 1 kg de ração.
Estarão à disposição dos visitantes food trucks, espaço kids, sorteios, música ao vivo e, claro, cervejas da Monkeys Bera, entre elas uma novidade: a New England IPA. A fábrica bar fica localizada na Rua Francisco Eugênio Gomes de Pereira, 229, no bairro Atuba, em Pinhais/PR.
A história por trás da Monkeys Bera
Os amigos Adriano Furlaneto e Diogo Perucio conheceram as cervejas artesanais em 2011 e se encantaram pela descoberta de novos sabores, cores, estilos e aromas a cada rótulo degustado. Em 2015, passaram a produzir cerveja juntos e logo perceberam a necessidade de aumentar o espaço de capacidade para realizarem as brassagens.
Em 2016, os amigos já receberam medalha por uma cerveja produzida. “Pegamos aquela receita tradicional de Weiss, adicionamos um pouco mais de lúpulo na fervura e finalizamos com um dry hopping, ficando uma Hop Weiss, encorpada, com notas aromáticas de cravos e especiarias e suave no paladar, que acabou ganhando medalha de prata no V Concurso de Cervejas Caseiras promovido pela Acerva-PR”, conta Diogo.
A evolução dos trabalhos levou a troca da panela de 30 L para outra de 60 L e, finalmente, em 2016 à montagem de uma nanocervejaria, junto com outros amigos em um barracão alugado em Colombo/PR. Em 2017, Rafael Manfra também fabricante de cerveja em panela resolveu juntar as panelas e passou a ser o novo sócio do negócio. Ainda nessa época, foi visto a necessidade de ampliação de espaço, além de equipamentos, quando então os sócios decidiram levar a cervejaria para Pinhais.
No novo espaço encontra-se uma cozinha triblock com panela de água quente de capacidade de mil litros e uma adega para fermentação/maturação de 7.500 litros/mês. Atualmente são produzidas cervejas nos estilos Ipanzé (IPA), GorilAPA (APA), LAGERbuino (American Lager), Hopp Weiss, New England IPA, Oatmeal Stout, Red Ale e Sour com Morango.





