Cervejarias cariocas nascem de cerveja colaborativa

As cervejarias cariocas Latido Ale House e Cerveja Artesanal PaKas são uma das mais recentes cervejarias lançadas no mercado. Comandada por Fernando Rocha e Wander Silva, as marcas nasceram através da criação de uma linha colaborativa de cervejas, chamada Subs.tân.ci.a.

Os cervejeiros se conheceram na Confraria Cervejeiros Caseiros da Barra do Recreio (CCBR), uma confraria da Zona Oeste do Rio de Janeiro que fomenta o mercado artesanal caseiro. Ali, nasceu uma parceria que resultou na criação de duas marcas — a Latido e a PaKas. Para dar o pontapé inicial na produção, Fernando e Wander criaram a linha Subs.tân.cia, que já conta com duas cervejas: uma Altbier e uma Session IPA.

“Toda as cervejas da linha vão ter o nome ‘Subs.tân.cia’ e mais algum outro nome complementar. Na Altbier escolhemos ‘Subs.tân.cia antiga’, porque alt em alemão quer dizer antigo. Já para a Session, batizamos como ‘Subs.tân.cia leve’, porque apesar de ser uma IPA, tem grande drinkability”, explica Wander. As cervejas possuem, respectivamente, 40 IBU e 5% ABV, e 35 IBU e 4,7% ABV.

Sobre o nome das cervejarias, eles explicam: “Sou professor e já fazia cerveja há um tempo, uma vez uma professora falou na sala dos professores ‘por que você não faz uma cerveja chamada Pakas?’ e eu questionei ‘Pakas?’, pensei logo no animal, mas ela disse que não era em relação a isso e sim por ser ‘boa pakas, para beber pakas, vai ser sucesso pakas’, achei uma boa ideia e então foi daí que surgiu” conta Wander.

Pelo lado da Latido, não é de menos esperar que havia um cachorro em jogo. Fernando Rocha também explica como foi a escolha pelo nome: “Eu tenho um cachorro Schnauzer branco, de raça alemã, chamado Schoroeder, um nome também alemão, e a partir da vontade de ter ele como logomarca, ou seja, uma marca que tem vida, pensamos no nome que poderia ter pra isso e meu filho sugeriu que fosse Latido, e isso me chamou atenção, pesquisei, não tinha nada, a gente registrou a marca e casou perfeitamente com o que a gente tinha de conceito de imagem e logomarca”.

Para mais informações sobre as cervejarias, acompanhe a Latido Ale House e a Cerveja Artesanal Pakas nas redes sociais.

Foto: Andréia Ramires

One Comment

  1. Tomei a cerveja Subs.tân. ci.a adorei!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*