New England Beer Calling: Trillium — A flor cervejeira de Boston

Por Thiago Martini, beer sommelier, juiz BJCP, Certified Beer Server Cicerone e cervejeiro caseiro.

Trillium é uma flor ornamental, conhecida no Brasil como lírio-do-bosque, bastante comum em parques no hemisfério norte, porém em Boston é sinônimo de cerveja — e que cervejas, diga-se de passagem. A Trillium Brewing é hoje uma referência nacional e internacional principalmente por suas excelentes IPAs turvas, aromáticas e aveludadas. Sem dúvida, ela está em evidência hoje no mercado americano.  

Fundada em 2013, segue o estilo New England “farmhouse”, com ênfase na cultura da cerveja artesanal e utilizando ao máximo ingredientes locais. Segundo palavras do próprio fundador “cerveja é o centro de tudo o que nós fazemos. Por trás de cada cerveja ou prato servidos em nossos brewpubs existe um foco intenso na comunidade local.”

A fazenda onde é extraído boa parte dos seus insumos se localiza fora de Massachusetts, no estado vizinho de Connecticut. A fábrica de maior produção fica em Canton, cidade afastada cerca de 35 km de Boston, e conta com um taproom para se apreciarem essas cervejas extremamente frescas, e nos meses mais quentes são promovidos diversos eventos na área externa.

Os outros três brewpubs ficam em Boston. Um deles é o beer garden que funciona somente
entre maio e outubro e fica ao lado do centro financeiro da cidade, quase em frente ao delta do Charles River. Nos meses de verão está sempre lotado ao final do dia. O maior e mais movimentado brewpub fica localizado não muito longe deste beer garden, mais precisamente  na região do Seaport. Lá também tem produção de cervejas e o legal é aguardar os lançamentos da semana nas sextas, tanto nas torneiras como para “to-go”.

O último local foi aberto no final de 2019. É um taproom menor, com uma nano sala de brassagem para 100 litros, muito divertido e descolado. Fica de frente ao Time Out Market, um espaço gastronômico recém inaugurado em um prédio histórico da cidade. Bem perto está o famoso Fenway Park, estádio de beisebol mais antigo que ainda está em uso nos Estados Unidos – e a casa do Boston Red Sox.

Falando em cerveja, dentro do universo Trillium, os destaques vão, sem dúvida, para a longa família de New England IPA, além das Pastry Stout e as Farmhouse Wild Ale. Outra característica é o uso e abuso das maturações longas em barris de madeira, trazendo complexidade aos estilos que merecem tais cuidados, além de inserir nas receitas de diversos ingredientes como frutas, café, baunilha, especiarias e, claro, muito, mais muito, lúpulo.

Alguns números de 2019 descrevem melhor o que quero dizer: produção de 274 cervejas diferentes, sendo 48 colaborativas. Foram 31 fornecedores locais, 323 eventos privados e 400 mil clientes atendidos. Toda a vez que piso em uma Trillium tenho diferentes experiências, mas a sensação é a mesma, de felicidade! Sempre vai ter cerveja nova, já que o portfólio não é fixo e fica rodando durante o ano conforme se desenrola a produção. Com certeza esse é um dos meus lugares favoritos em Boston. Grande abraço e boas cervejas!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*