Espaço Acerva Brasil EXTRA — Um olhar sobre 19º Encontro Nacional das Acervas

Por Thiago Ferreira Wormsbecher, fundador e presidente Acerva MS (2026–2028), ex-presidente Acerva Brasil (2022–2024), juiz BJCP Certified, cervejeiro artesanal desde 2012.

 

Olá, cervejeiros e cervejeiras de todo Brasil!

Para quem foi: meus parabéns por curtirem o melhor Encontro Nacional das Acervas em anos. Para quem não foi: calma que ano que vem tem mais, e dessa vez na Paraíba.

O 19º Encontro Nacional das Acervas 2026 aconteceu do dia 4 a 7 de junho em Campo Grande/MS. E esse encontro foi especial pelo retorno do Brewday, onde 12 Acervas se reuniram e produziram cervejas, revivendo os movimentos pré-pandemia.

Mais especial ainda foi a grande participação de juízes e juízas de todo Brasil, que abraçaram o evento e se esforçaram ao máximo para avaliar as 440 amostras envidas de todo Brasil.

Julgamento do Concurso Nacional das Acervas. Foto: Renan Heimbach.

Por falar no Concurso Nacional das Acervas, fazia tempo que não tinha uma disputa tão acirrada e com brejas da mais alta qualidade. Mas, como sempre, um cervejeiro se destacou acima dos outros e levou o prêmio de Panelinha de Ouro 2026, que foi uma Panela da Brewone 40 L. Parabéns ao cervejeiro Luiz Eduardo Miziara, com três medalhas de ouro e três medalhas de prata. O cervejeiro Plati Pedraja ficou na cola, com três medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze.

Já as três melhores cervejas do evento — Best of Show (BOS) ficaram com:

1º — Alessandro Gaertner (Acerva Gaúcha), com a Cosmic Pils (Czech Premium Pale Lager).

2º — Luis Claudio Damiati Theossi (Acerva Paranaense), com a The Beast in the Cave (Flanders Red Ale).

3º — Plati Pedraja (Acerva RS, SC, PR), com a Arlovi Lichtenhainer (Lichtenhainer)

Parabéns a todos os participantes pelo empenho e dedicação em produzir essas lindas cervejas, que elevaram muito a qualidade do concurso.

E, atendendo a pedidos de muitos acervianos do Brasil, quase todas as medalhas de ouro, prata e bronze foram distribuídas.

Não podemos deixar de falar das palestras, com temas interessantes como produção de cervejas sem álcool, rampas de mostura não convencionais e escola inglesa. E quem curtiu os passeios aproveitou para conhecer o Bioparque Pantanal, que é o maior aquário de água doce do mundo, e os diversos atrativos da capital do MS, além de um rolê em quase todas cervejarias de Campo Grande.

O capítulo à parte foram as festas… e que festas! Finalmente a Acerva MS pôde provar quem tem o melhor churrasco entre as Acervas, e churrasco raiz, com carne e mandioca. Até a Acerva Gaúcha teve que se render — agora é esperar a vez deles para pegar o trono de volta. Tivemos churrasco de recepção para os juízes, juízas e staff; festa da premiação sem hora para acabar e com bandas e DJ; churrasco seca-barril, também sem hora para acabar e com muita carne. Enfim, quem sobreviveu à maratona pode ficar orgulhoso!

Antes de encerrar esse texto, temos que lembrar que todo esse rolê é feito com dedicação por muitas pessoas, que fazem isso pelo amor à cerveja. Vestem a camiseta porque amam essa cultura e a única coisa que ganham em troca é ver outros cervejeiros felizes. Agradecemos a toda a diretoria da Acerva MS pelo grande empenho, descomunal pelo tamanho da associação, mas que abraçou e encantou a todos pela qualidade da organização. Todos se sentiram abraçados e amados. Parabéns!

Equipe da Acerva MS e Jana Meireles, nova presidente da Acerva Brasil. Foto: Vinicius Steffen.

E tudo isso só foi possível pelo grande apoio de empresas que patrocinaram e apoiaram o evento, como a Agrária Malte, através da Candango Bräu, com patrocínio e apoio de insumos para o Brewday 2026; da Fermentis, com apoio financeiro e uma linda palestra; da Brewone, cedendo a melhor panela do Brasil para premiação; da Piquiri, com apoio financeiro e uma palestra fora do comum; da WE Brewshop, com itens valiosos para premiação; da Levteck, com apoio de leveduras; da Agência Alvo, que criou toda a programação visual (e a mascote Capivara); da Beer School, que ajudou, incentivou, participou e palestrou (e ainda apresentou a Beer Engine); e da Escola Superior de Cerveja e Malte com os lindos vouchers para premiação.

Enfim, dever cumprido com muito orgulho pela Acerva MS, e agora a bola está com a Acerva Paraíba, com a grande responsabilidade de organizar o 20º Encontro Nacional das Acervas.

Bora fazer cerveja!!!

 

Foto em destaque: jurados do BOS. Foto: Renan Heimbach.

MANTENHA-SE INFORMADO SOBRE O MERCADO CERVEJEIRO

Insira seu nome e email para receber nossas informações

Comments are closed.