Profissão Cerveja: Os 10 maiores concursos de cervejas do mundo em 2017

Por Fernanda Meybom, engenheira química, sommelière e Mestre em Estilos e Avaliação de cervejas.

Começou 2018 e está na hora de atualizar nosso ranking dos 10 maiores concursos de cervejas do mundo! Comparando com o publicado no ano passado, todas as competições cervejeiras registraram um aumento no seu número de inscrições, exceto o World Beer Cup, que acontece a cada dois anos e não teve sua edição em 2017 — mas se manteve como o segundo maior concurso de cervejas do mundo.

Esse crescimento é um reflexo do cenário mundial, que vem mostrando que o interesse por cervejas tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Isso se demonstra através de concursos ou eventos cervejeiros, cursos, estudos, pesquisas e publicações na área de cervejas, ou ainda no aumento da produção da própria bebida.

O Brasil, que figura como o terceiro maior produtor da bebida no mundo, registra um crescimento no mercado cervejeiro ainda mais destacado. Se observarmos 2016, o Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC) ocupava a 6ª posição como maior concurso de cervejas do mundo. Em 2017, passou para a 4ª posição:

Se contarmos ainda com o número já de 2018, recém-divulgado pela organização do CBC, que contabilizou 2.906 inscrições, a competição brasileira ocupa momentaneamente a terceira posição mundial! E, honestamente, eu não fiquei tão surpresa assim com esse número e vou explicar o porquê.

No último relatório publicado pelo MAPA no início desse ano, o órgão mostrou que o Brasil fechou 2017 com 679 cervejarias. Se compararmos com as quase 500 de 2016, podemos observar a abertura de mais ou menos 200 cervejarias em apenas um ano! O relatório completo do MAPA está neste link.

Desde que o interesse por cerveja artesanal no Brasil começou a despontar, com abertura de novas cervejarias, nunca havia se registrado tamanho crescimento em apenas um ano, pois de 2009 a 2015, a média era de 46 novas cervejarias por ano.  De 2015 a 2016, foram mais de 100 novas cervejarias (o que já foi um número bem maior que a média dos anos anteriores), e esse número simplesmente dobrou de 2016 para 2017!

As cervejarias brasileiras gostam e valorizam concursos, pois dos 10 maiores concursos listados no ranking, o Brasil só não participa do GABF e do Birra del Anno, já que são exclusivos de cervejas de seus respectivos países. Nos concursos da América Latina, como a Copa Cervezas de America e a South Beer Cup, as cervejas tupiniquins costumam liderar a lista de inscrições.

Outro destaque na afinidade brasileira por competições cervejeiras é a Copa da Cerveja POA, que, em 2017, alcançou 719 inscrições, ficando na 11ª posição e quase figurando entre os concursos do ranking já em sua primeira edição! E isso é ainda mais significativo se observarmos que a Copa da Cerveja POA ficou na frente do já consagrado concurso britânico International Beer Challenge, que teve 700 inscrições em 2017.

Será que em 2018 teremos dois concursos brasileiros entre os 10 maiores do mundo?! Eu apostaria que SIM! 😉

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*