Profissão Cerveja: ranking dos maiores Concursos de Cerveja em 2018

Fernanda Meybom

Por Fernanda Meybom, engenheira química, sommelière e Mestre em Estilos e Avaliação de cervejas.

Encerramos 2018 e está na hora de atualizar o ranking dos maiores concursos de cerveja do mundo da Revista da Cerveja. Os índices de desenvolvimento do mercado cervejeiro em 2018 mostram o crescimento exponencial de cervejarias, uma tendência que já vem acontecendo nos anos anteriores. No relatório recém divulgado pelo MAPA, o último ano fechou com 889 cervejarias registradas no Brasil. Confira o relatório neste link.

Acompanhando esta tendência, o Brasil se mostra cada vez mais sedento por competições cervejeiras, como podemos observar pelos dados do ranking:

No ano de 2017, eu finalizei o texto apostando que em 2018 nós teríamos dois concursos brasileiros entre os 10 maiores do mundo e, eis que, no final do ano essa previsão se confirmou! Comentários sobre o Ranking:

  • O Great American Beer Festival – GABF, se manteve na primeira colocação mas observamos um crescimento do World Beer Cup – WBC, que é uma competição realizada a cada dois anos, sendo que sua última edição em 2018, o número de inscrições se aproximou bastante do GABF. No ranking de
    2017 a diferença chegava em mais de 1000 inscrições (dados de 2016). Quem sabe daqui a dois anos o WBC supere o GABF e se torne o maior concurso de cervejas do mundo. Vamos acompanhar.
  • O European Beers Stars – EBS, que acontece na Alemanha, apontou um crescimento pequeno e acabou caindo duas posições no ranking, ficando atualmente na quinta posição. De 2151 inscrições em 2017 (terceira posição) para 2344 em 2018.
  •  O World Beer Awards – WBA, concurso com sede na Inglaterra, possui etapas nacionais em diversos países e a final internacional no seu país de origem. Talvez pela facilidade das etapas locais, a competição registrou um crescimento considerável de 500 inscrições a mais que sua edição anterior, subindo 2 posições no ranking, e ficando atualmente em quarto lugar
  • O Brussels Beer Challenge – BBC, renomado concurso que é realizadotodos os anos na Bélgica, também apresentou um leve crescimento em relação a 2017, de 1450 inscrições para 1522 no último ano, caindo da sétima para nona posição do ranking. De fato, os concursos europeus, com exceção do WBA que tem etapas nacionais e do Birra dell’Anno que só inscreve cervejas italianas, o EBS e BBC foram os que apresentaram menor crescimento, verdade também que estes são concursos com inscrições mais caras para as cervejarias brasileiras.
  •  Birra dell`Anno é uma competição só de cervejas italianas que assim como o Brasil, vem apresentando um importante crescimento, de 1368 em 2107 para 1650 inscrições em 2018, mostrando que definitivamente, a Itália não é apenas o país do vinho, mas da cerveja artesanal também, o que já me deixa com vontade de fazer um roteiro cervejeiro pelo país!
  • O Australian International Beer Awards – AIBA, também apresentou pouco crescimento comparado com 2017, de 2000 cervejas inscritas para 2178 em 2018, caindo da quinta para sexta posição.
  • Finalmente, passando para a América Latina, nota-se uma proliferação de concursos em diversos países e aqui ficou a mudança mais significativa do ranking. O impacto foi com a saída do South Beer Cup e a entrada da Copa Cerveja POA no ranking.

O South Beer Cup é um concurso itinerante que se reveza entre o Brasil e a Argentina. O concurso, um dos mais tradicionais da América do Sul, teve uma diminuição no número de inscrições mesmo sendo realizado no Brasil no ano passado (o Brasil normalmente é país que mais inscreve cervejas no concurso).

Por outro lado, a Copa Cerveja POA que esta apenas em sua segunda edição, teve um salto de 695 inscrições em 2017, para 1260 em 2018, o concurso quase dobrou de um ano para outro! Além disso, o Concurso Brasileiro de Cervejas subiu da quarta posição em 2017 para terceira posição em 2018, se tornando o maior da América Latina.

E por fim, a Copa de Cervezas da America também registrou crescimento pelo seu número de inscrições, subindo da 9º posição em 2017 para a 7º posição em 2018.

Nos próximos artigos falaremos sobre os concursos que o Brasil mais participa e suas peculiaridades.

One Comment

  1. Pingback: Profissão cerveja: com quantas garrafas de cerveja se faz um concurso de cervejas?

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*